1 João 2:1

Meus filhinhos, vos escrevo estas coisas para que não pequeis; mas se alguém pecar, nós temos um advogado com o Pai: Jesus Cristo, o justo.

Comentário A. R. Fausset

Meus filhinhos – O diminutivo expressa a terna afeição de um pastor idoso e pai espiritual. Meus queridos filhos, isto é, filhos e filhas (ver 1João 2:12).

estas coisas  – (1João 1:6-10). Meu propósito ao escrever o que acabei de escrever não é que você use isso como uma licença para pecar, mas, pelo contrário, “para que não pequeis” (o aoristo grego, implicando não apenas a ausência do hábito, mas de atos únicos de pecado [Henry Alford]). Para “andar na luz” (1João 1:5,7), o primeiro passo é a confissão do pecado (1João 1:9), o próximo (1João 2:1) é que nós devemos abandonar todo pecado. O propósito divino tem por objetivo impedir a prática do pecado ou destruí-lo (J.A. Bengel).

mas se alguém pecar – deixe o pecado, enquanto o odeia e condena, não tenha medo de ir imediatamente a Deus, o Juiz, confessando-o, pois “temos um Advogado com Ele”. Ele está falando dos pecados ocasionais de um crente praticados por causa do engano e malícia de Satanás. O uso de “nós” imediatamente depois implica que todos nós estamos sujeitos a isso, embora não necessariamente constrangidos a pecar.

nós temos um advogado – A defesa é um bênção da família de Deus; outras bênçãos que Ele concede aos bons e aos maus, mas a justificação, santificação, intercessão contínua e paz, Ele concede somente a Seus filhos.

advogado – grego, “paracleto”, o mesmo termo que é aplicado ao Espírito Santo, como o “outro Consolador”; mostrando a unidade da Segunda e Terceira Pessoa da Trindade. Cristo é o nosso Intercessor nos céus; e, em Sua ausência aqui na terra, temos o Espírito Santo a interceder por nós. A defesa de Cristo é inseparável do consolo do Espírito Santo e opera em nós, como o espírito da oração de intercessão.

o justo – Como nosso “advogado”, Cristo não é um mero suplicante. Ele advoga por nós no terreno da justiça, ou da retidão, bem como da misericórdia. Embora Ele não possa dizer nada de bom de nós, Ele pode dizer muito por nós. É a Sua justiça, ou obediência à lei, e sofrimento da sua total penalidade por nós, sobre a qual Ele alega sua reivindicação pela nossa absolvição. O sentido, portanto, é “em que ele é justo”; em contraste com o nosso pecado (“se alguém pecar”). O Pai, ressuscitando-o dentre os mortos, e colocando-o a sua própria direita, aceitou de uma vez por todas a reivindicação de Cristo por nós. Portanto, as acusações do acusador contra os filhos de Deus são vãs. “A justiça de Cristo está do nosso lado; porque a justiça de Deus é, em Jesus Cristo, nossa”(Lutero). [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 João 1:10 1 João 2:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.