1 Samuel 26:17

E reconhecendo Saul a voz de Davi, disse: Não é esta tua voz, meu filho Davi? E Davi respondeu: É minha voz, ó rei, meu senhor.

Comentário de Keil e Delitzsch

(17-19) Quando Saul ouviu a voz de Davi (pois ele mal poderia ter visto Davi, pois a ocorrência ocorreu antes do amanhecer, o mais tardar quando o dia começou a raiar), e Davi se deu a conhecer ao rei em resposta à sua pergunta, Davi disse , “Por que meu senhor persegue seu servo? Pois o que eu fiz, e que mal há na minha mão?” Ele então lhe deu o conselho bem-intencionado, para buscar a reconciliação por sua ira contra ele, e não trazer sobre si a culpa de permitir que Davi encontrasse sua morte em uma terra estrangeira. As palavras “e agora ouça o rei meu senhor as palavras de seu servo” servem para indicar que o que se segue é importante e digno de ser lembrado. Em suas palavras, Davi supõe dois casos como causas concebíveis da hostilidade de Saul: (1) se Jeová te incitou contra mim; (2) se os homens o fizeram. No primeiro caso, ele propõe como melhor meio de vencer essa instigação, que Ele (Jeová) cheire uma oferta. O Hiphil ירח significa apenas cheirar, não causar cheiro. O assunto é Jeová. Cheirar um sacrifício é um termo antropomórfico, usado para denotar a satisfação divina (compare com Gênesis 8:21). O significado das palavras, “deixe Jeová cheirar o sacrifício”, é, portanto, “deixe Saul aplacar a ira de Deus pela apresentação de sacrifícios aceitáveis”. Quais são os sacrifícios que agradam a Deus, é mostrado no Salmo 51:18-19; e certamente não é apenas por acaso que Davi usa a palavra minchá, a expressão técnica na lei para o sacrifício sem sangue, que estabelece a santificação da vida em boas obras. O pensamento ao qual Davi expressa aqui, a saber, que Deus instiga um homem a más ações, é encontrado em outras passagens do Antigo Testamento. Não só está no fundamento das palavras de Davi no Salmo 51:6 (compare com Hengstenberg sobre Salmos), mas também é claramente expresso em 2Samuel 24:1, onde Jeová instiga Davi a numerar o povo, e onde essa instigação é descrito como uma manifestação da ira de Deus contra Israel; e em 2Samuel 16:10., onde Davi diz, com relação a Simei, que Deus ordenou que ele o amaldiçoasse. Essas passagens também mostram que Deus apenas instiga aqueles que pecaram contra Ele a fazerem maldades; e, portanto, que a instigação consiste no fato de que Deus impele os pecadores a manifestarem a maldade de seus corações em ações, ou fornece a oportunidade e ocasião para o desdobramento e manifestação prática do desejo maligno do coração, para que o pecador seja trazido ao conhecimento de seus piores caminhos e também ao arrependimento, pela má ação e suas conseqüências, ou, se o coração se endurecer ainda mais pela má ação, para que se torne maduro para o julgamento da morte. A instigação de um pecador ao mal é simplesmente uma maneira peculiar pela qual Deus, como regra geral, pune os pecados através dos pecadores; pois Deus apenas instiga a más ações, como as que atraíram a ira de Deus sobre si por causa de seus pecados. Quando Davi supõe o fato de que Jeová instigou Saul contra ele, ele reconhece, pelo menos implicitamente, que ele mesmo é um pecador, a quem o Senhor pode estar pretendendo punir, embora sem diminuir o erro de Saul por essa confissão indireta.

A segunda suposição é: “se, porém, filhos dos homens” (isto é, te instigaram contra mim); nesse caso “seja amaldiçoado diante do Senhor; pois eles me conduzem agora (neste dia) que não ouso me apegar à herança de Jeová (ou seja, o povo de Deus), dizendo: Vá, sirva a outros deuses”. O significado é o seguinte: eles o levaram tão longe agora, que sou obrigado a me separar do povo de Deus, fugir da terra do Senhor e, por estar longe de Seu santuário, servir a outros deuses. A ideia implícita nas palavras finais era que Jeová só poderia ser adorado em Canaã, no santuário consagrado a Ele, porque foi somente lá que Ele se manifestou ao Seu povo e revelou Sua face ou presença graciosa (vid., Salmo 42:2-3; Salmo 84:11; Salmo 143:6.). “Não devemos entender que os inimigos de Davi estavam realmente acostumados a usar essas mesmas palavras, mas Davi estava pensando em ações em vez de palavras” (Calvino). [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< 1 Samuel 26:16 1 Samuel 26:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.