2 Samuel 16:11

E disse Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que, meu filho que saiu de minhas entranhas, busca à minha vida: quanto mais agora um filho de Benjamim? Deixai-lhe que amaldiçoe, que o SENHOR se o disse.

Comentário de Keil e Delitzsch

(11-12) Davi disse ainda mais a Abishai e a todos os seus criados: “Eis que meu próprio filho procura depois de minha vida; quanto mais que o benjaminita! (que pertence a uma raça hostil.) Que ele amaldiçoe, pois Jeová o ordenou. Talvez Jeová olhe para a minha culpa, e Jeová me pague bem pela maldição que me sucede neste dia”. בּעוני (Chethib) foi alterado pelos Masoretes para בּעיני o, “sobre o meu olho”, provavelmente no sentido de “sobre as minhas lágrimas”; e קללתי para קללתו, – de puro equívoco. בּעוני não significa “sobre minha miséria”, pois עון nunca tem este significado, mas sobre a culpa que realmente me pertence, em contraste com a que Shimei me acusa; e קללתי é a maldição que me sobreveio. Embora David não tivesse cometido nenhum assassinato sobre a casa de Saul, e portanto a maldição de Shimei não era mais que blasfêmia maliciosa, ele sentiu que ela veio sobre ele por causa de seus pecados, embora não pelo pecado que lhe foi imputado. Ele, portanto, proibiu que eles matassem o blasfemador, e disse que Jeová o havia mandado amaldiçoar; considerando a maldição como a conseqüência da ira de Deus que o estava reduzindo (comp. as observações em 1 Samuel 26:19). Mas esta consciência de culpa também excitava a certeza de que o Senhor olharia para o seu pecado. Quando Deus olha para a culpa de um humilde pecador, Ele também, como um Deus justo e misericordioso, evitará o mal, e transformará o sofrimento em uma bênção. David fundou sobre isso a esperança de que o Senhor lhe retribuiria com o bem pela maldição com que Simei o perseguia agora. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< 2 Samuel 16:10 2 Samuel 16:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.