2 Samuel 22:29

Porque tu és minha lâmpada, ó SENHOR; o SENHOR dá luz às minhas trevas.

Comentário de Keil e Delitzsch

O explicativo כּי, com o qual começa a nova descrição da misericórdia divina, refere-se ao pensamento implícito em 2Samuel 22:28, de que Davi pertencia ao “povo aflito”, a quem o Senhor sempre ajuda. Assim como o Senhor o livrou do perigo da morte, por ter prazer nele, também lhe deu poder sobre todos os seus inimigos. Pois Ele era sua lâmpada, ou seja, Ele o havia tirado de uma condição de depressão e desprezo para uma condição de glória e honra (veja em 2Samuel 21:17), e iluminaria ainda mais suas trevas, ou seja, “faria a luz de Sua salvação para brilhar sobre ele e sua tribo em todas as trevas de sua angústia” (Hengstenberg). No salmo, o versículo diz assim: “Pois Tu iluminas (torna brilhante) minha lâmpada (ou vela), Jeová meu Deus ilumina minhas trevas”; a figura em negrito “Jeová, a lâmpada de Davi”, sendo explicada mais literalmente. A figura é análoga à do Salmo 27:1, “O Senhor é minha luz”; enquanto a forma ניר é um modo posterior de escrever נר.

2Samuel 22:29-31Aqui em 2Samuel 22:29 תּאיר foi perdido, pois Jahve é chamado, e realmente é, אור no Salmo 27:1, mas não נר. A forma de escrever גיר é uma oscilação incorreta entre נר e ניר. A repetição יהוה ויהוה, pela qual a perda de תאיר, e de אלהי em 2Samuel 22:29, é coberta, é deselegante. Temos בּכה aqui em vez de בּך, como duas vezes no Antigo Testamento. A forma de escrever ארוּץ, como mostra Isaías 42:4, não requer absolutamente que devamos derivar de רוּץ; no entanto, רוּץ pode ser unido com o acusativo tão bem quanto דּלּג, no sentido de correr contra, correr contra; portanto, uma vez que o paralelismo é favorável, deve ser traduzido: por Ti eu corro sobre uma tropa. A omissão do ו antes de בּאלהי não melhora o ritmo. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< 2 Samuel 22:28 2 Samuel 22:30 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.