Salmo 34:16

A face do SENHOR está contra aqueles que fazem o mal, para tirar da terra a memória deles.

Comentário Barnes

A face do SENHOR – Esta frase é sinônimo da do versículo anterior:“Os olhos do Senhor”. O significado é que os justos e os ímpios são iguais sob os olhos de Deus; um para proteção, outro para punição. Nenhum deles pode escapar de Sua observação; mas em todos os momentos e em todas as circunstâncias, eles são igualmente vistos por Ele.

está contra aqueles que fazem o mal – Os ímpios; tudo que faz de errado. No versículo anterior, a declaração é que os olhos do Senhor estão sobre os justos, ou seja, para sua proteção; neste caso, por uma mudança da preposição no original, a declaração é que Sua face está “contra” os que praticam o mal, isto é, Ele os observa para trazer julgamento sobre eles.

para tirar da terra a memória deles – Para cortar a si mesmos, – suas famílias – e todos os memoriais deles, de modo que sejam totalmente esquecidos entre as pessoas. Compare o Salmo 109:13-15 . Assim, em Provérbios 10:7 , é dito:”A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá.” Duas coisas estão implícitas aqui:

(1) Que é “desejável” ser lembrado depois de morto. Existe em nós um princípio profundamente enraizado, de grande valor para a causa da virtude, que nos leva a “desejar” que possamos ser mantidos em grata lembrança pela humanidade depois de nossa morte; isto é, que nos incita a fazer algo em nossas vidas, cuja lembrança o mundo não “deixará morrer de bom grado”. – Milton.

(2) A outra ideia é que existe um estado de coisas na terra que tende a fazer com que a lembrança dos ímpios desapareça ou a fazer com que as pessoas os esqueçam. Não há nada que faça os homens desejarem reter suas lembranças ou criar monumentos para elas. Na verdade, são lembradas as pessoas que têm má eminência no crime; mas o mundo se esquecerá de um homem mau assim que puder. Isso é declarado aqui como uma razão dirigida especialmente ao jovem Salmo 34:11por que eles devem buscar a Deus e seguir os caminhos da justiça. O motivo é que os homens reterão “alegremente” a lembrança daqueles que são bons; daqueles que fizeram algo digno de ser lembrado, mas que uma vida de pecado fará com que os homens desejem esquecer o mais rápido possível todos aqueles que o praticam. Este não é um motivo baixo e vil a ser dirigido aos jovens. Esse é um princípio elevado e honrado que nos faz desejar que nossos nomes sejam estimados por aqueles que viverão depois de nós, e é um dos princípios originais pelos quais Deus mantém a virtude no mundo – um desses arranjos, aquelas salvaguardas da virtude, pela qual somos impelidos a fazer o que é certo e a nos abster do que é errado. É muito pervertido, de fato, para fins de ambição, mas, em si, o desejo de não ser esquecido quando morremos contribui muito para a indústria, o empreendimento e a benevolência do mundo, e é um dos mais eficazes meios para nos preservar do pecado. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 34:15 Salmo 34:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.