Salmo 102:17

E der atenção à oração do desamparado, e não desprezar sua oração.

Comentário Barnes

E der atenção à oração – literalmente, “Ele olha para” ou “ele ‘se volta’ para a oração deles”. Ele não parece mais se afastar deles e desconsiderá-los. Ele mostra, ao construir Sião assim, que considera a oração; que ele ouve as súplicas de seu povo. Não há prova mais elevada de que a oração é ouvida do que aquela que freqüentemente é fornecida em um avivamento da religião pura. Todos esses reavivamentos, como aquele no dia de Pentecostes (Atos 2:1 e seguintes), são geralmente precedidos, como foi em Atos 1:13-14 , por uma oração especial; nesses avivamentos, muitas vezes há respostas mais claras e manifestas à oração pela conversão de indivíduos; à oração por uma bênção em um evangelho pregado; à oração por parentes e amigos específicos.

do desamparado – literalmente, “dos pobres”. A palavra – ערער ‛ar‛âr – ocorre apenas aqui e em Jeremias 17:6 , onde é traduzida por” charneca “:” Ele será como a ‘charneca’ no deserto. ” A palavra, de acordo com sua etimologia, significa “nu”; então, pobre, despojado de tudo, empobrecido, totalmente destituído. Seria, portanto, eminentemente aplicável aos pobres exilados na Babilônia; é aplicável aos pecadores que imploram a Deus e ao próprio povo de Deus, destituídos de tudo como a justiça própria, e sentindo que nada têm em si mesmos, mas que são totalmente dependentes da misericórdia de Deus. Compare Apocalipse 3:17 .

e não desprezar sua oração – Não a trate com desprezo; não passar despercebido. Isso é declarado como uma das razões pelas quais as nações ficariam maravilhadas – que Deus, o Deus infinito, ouviria as orações daqueles que eram tão pobres, tão impotentes, tão sem amigos. Na verdade, não há nada mais adequado para causar admiração do que Deus ouvir a oração do homem pobre, perdido e pecador. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 102:16 Salmo 102:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.