Joel 3:2

Então ajuntarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafá; e ali entrarei em juízo com elas por causa do meu povo, e de minha herança Israel, aos quais dispersaram entre as nações, e repartiram minha terra;

Comentário de A. R. Fausset

Então ajuntarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Josafá. Esse evento é paralelo a Zacarias 14:2-4 (“Reunirei todas as nações contra Jerusalém para a batalha; e a cidade será tomada, e as casas saqueadas, etc. Então o Senhor sairá e lutará contra essas nações, como Ele lutou no dia da batalha. E Seus pés estarão naquele dia sobre o monte das Oliveiras, que está diante de Jerusalém, ao leste,” etc.), onde o “monte das Oliveiras” corresponde ao “vale de Josafá” mencionado aqui. Este último é chamado de ‘vale da bênção’ (Beracá) (2Crônicas 20:26). Ele está localizado entre Jerusalém e o monte das Oliveiras e tem o rio Cedrom passando por ele. Assim como Josafá derrotou os inimigos confederados de Judá, nomeadamente Amom, Moabe, etc. (Salmo 83:6-8), neste vale (que, portanto, foi chamado de vale da bênção, pois ali eles bendisseram o Senhor antes da vitória, 2Cronicas 20:21-22, 26), Deus também derrubaria os de Tiro, sidônios, filisteus, Edom e Egito com uma derrota semelhante (Joel 3:4, 19). Isso já foi cumprido há muito tempo, mas o evento final previsto aqui ainda está por vir, quando Deus intervirá especialmente para destruir os últimos inimigos de Jerusalém, dos quais Tiro, Sidom, Edom, Egito e Filístia são tipos. Como “Josafá” significa “o julgamento de Yahweh,” o vale de Josafá pode ser usado como um termo geral para o local dos julgamentos finais de Deus sobre os inimigos de Israel, com uma alusão ao julgamento infligido a eles por Josafá. A menção específica do monte das Oliveiras em Zacarias 14:1-21, e o fato de que este foi o cenário da ascensão de Cristo, torna provável que seja também o cenário de Seu retorno: cf. “Esse mesmo Jesus … voltará da mesma maneira que O vistes ir para o céu” (Atos 1:11).

todas as nações – ou seja, aquelas que maltrataram Judá.

e ali entrarei em juízo com elas – (Isaías 66:16; Ezequiel 38:22).

por causa do meu povo, e de minha herança Israel – (Deuteronômio 32:9, “A porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança;” Jeremias 10:16). Isso implica que a fonte da redenção de Judá é o amor livre de Deus, com o qual Ele escolheu Israel como Sua herança especial, e ao mesmo tempo assegura-lhes, quando desanimados por causa das provações, que Ele defenderá sua causa como sendo Sua própria, como se Ele mesmo tivesse sido lesado na pessoa deles. [Fausset, 1866]

< Joel 3:1 Joel 3:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.