Jonas 1:2

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela; porque sua maldade subiu diante de mim.

Comentário de A. R. Fausset

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive – a leste do rio Tigre, em frente à moderna cidade de Mosul. Este é o único caso de um profeta sendo enviado a pagãos. Jonas, no entanto, é enviado a Nínive, não apenas para o bem de Nínive, mas também para envergonhar Israel, pelo fato de uma cidade pagã se arrepender na primeira pregação de um único estrangeiro, Jonas, enquanto o povo de Deus não se arrepende, mesmo sendo pregado por seus muitos profetas nacionais que Deus enviou, levantando-os cedo e enviando-os.

Nínive significa a residência de Nino, ou seja, Ninrode (Gênesis 10:11, onde a tradução deveria ser: “Ele (Ninrode) saiu para a Assíria e edificou Nínive”). Pesquisas modernas sobre as inscrições cuneiformes confirmam o relato das Escrituras de que Babilônia foi fundada antes de Nínive, e que ambas as cidades foram construídas por descendentes de Cam, invadindo o território atribuído por Deus, na distribuição divinamente ordenada das raças, a Sem (Genesis 10:5-6, 8, 10, 25, “Por estes foram as ilhas das nações divididas em suas terras, cada uma segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações. E os filhos de Cam: Cuxe, etc. E Cuxe gerou a Ninrode… E o princípio do seu reino foi Babel… Nos dias de Pelegue foi a terra dividida”).

à grande cidade – 480 estádios de circunferência, 150 de comprimento e 90 de largura (Diodoro Sículo, 2:3). Foi tomada por Arbaces, o Medo, no reinado de Sardanápalo, cerca do sétimo ano de Uzias; e uma segunda vez por Nabopolassar da Babilônia e Ciaxares, o Medo, em 685 a.C. Veja minha nota em Jonas 3:3. Pouco antes de Jonas, ocorreram os reinados vitoriosos de Salmanasar e Shamshi-Adad. Depois seguiu-se Ivalush ou Pul, o primeiro invasor de Israel. Esse foi o tempo de maior poder da Assíria, por isso é chamada aqui de “a grande cidade”.

e prega contra ela – (Isaías 40:6; Isaías 57:1, “Clama em alta voz, não poupes, levanta a tua voz como uma trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão”).

porque sua maldade subiu diante de mim – (Gênesis 4:10; 6:13; 18:20-21; Esdras 9:6; Apocalipse 18:5, “Seus pecados (da Babilônia mística) chegaram até o céu, e Deus se lembrou de suas iniquidades”) – ou seja, sua maldade é tão grande que requer minha intervenção aberta para punição. A missão de Jonas a Nínive foi um prenúncio da subsequente abertura de Deus para o arrependimento e a fé aos gentios também (Atos 11:18; 14:27). Israel tinha desfrutado do ministério de muitos profetas, mas não se arrependeu. Esse mesmo Jonas havia levado uma mensagem de amor ao povo da parte do Senhor, que se compadecia da sua aflição, e profetizou a “restauração de suas fronteiras”, desde a entrada de Hamate até o mar da planície, o que se cumpriu sob Jeroboão II (2Reis 14:25-26). Mas a bondade e as ameaças de Deus não conseguiram mover seu povo. Assim, agora o Senhor envia o mesmo profeta à gentia Nínive, para adverti-los sobre as consequências de sua “maldade” – não o pecado em geral, mas a violência e o mal contra os outros [ra`at] (Neemias 3:19, “Sobre quem não passou continuamente a tua maldade”). [Fausset, 1866]

< Jonas 1:1 Jonas 1:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.