Jonas 4:1

Mas Jonas se desgostou muito, e se encheu de ira.

Comentário de A. R. Fausset

Mas Jonas se desgostou muito, e se encheu de ira – literalmente, quente, provavelmente de tristeza ou irritação, em vez de raiva (Fairbairn). A repugnância de Jonas pela missão em Nínive foi provavelmente um patriotismo equivocado, que colocava o bem-estar de seu país acima da vontade de Deus. É verdade que Ivalush ou Pul, que, acredita-se, estava reinando em Nínive na época, estava destinado a ser o primeiro a punir Israel sob o governo de Menaém. Mas se Israel permanecesse impenitente, certamente seria punido por algum outro poder, mesmo que Deus tivesse destruído os assírios. A resistência de Jonas ao propósito misericordioso de Deus em relação a Nínive foi, portanto, completamente equivocada. Que triste o contraste entre o sentimento de Deus, em relação ao arrependimento de Nínive em direção a Ele, e o sentimento de Jonas em relação ao arrependimento de Deus em relação a Nínive! Estranho em alguém que era, ele mesmo, um monumento de misericórdia em seu arrependimento! Todos nós, como ele, precisamos da lição ensinada na parábola do servo que não perdoa, embora tenha sido perdoado (Mateus 18:23-35).

Calvino afirma que Jonas ficou angustiado porque a preservação de Nínive, após sua denúncia, o fazia parecer um falso profeta. Mas isso faria de Jonas um demônio, não um homem, se ele preferisse a destruição de 600.000 pessoas a ter sua profecia anulada pela misericórdia de Deus triunfando sobre o julgamento. E Deus, nesse caso, teria castigado severamente, enquanto que apenas o advertiu de forma branda e, com um modo de lidar ao mesmo tempo gentil e condescendente, tentou mostrar-lhe seu erro.

Além disso, o próprio Jonas, ao justificar sua frustração, não menciona o fracasso de sua predição como a causa; mas apenas o pensamento da longanimidade de Deus. Isso foi o que o levou a fugir para Társis na sua primeira missão: não a probabilidade de que sua predição fosse falsificada; pois, de fato, sua missão então não era prever a queda de Nínive, mas simplesmente “clamar contra” a “iniquidade” de Nínive que “chegou até Deus”. Jonas dificilmente poderia ter ficado tão irritado pelo fato de sua predição falhar, quando o objetivo de sua missão havia sido praticamente alcançado ao levar Nínive ao arrependimento. Portanto, isso não pode ter sido considerado por Jonas como o objetivo final de sua missão. Se Nínive tivesse sido o objetivo principal para ele, ele teria se alegrado com o resultado de sua missão. Mas Israel era o objetivo principal de Jonas, como profeta do povo eleito.

Provavelmente, então, ele via a destruição de Nínive como um exemplo do julgamento de Deus, que finalmente suspenderia Sua longa paciência, de modo a despertar Israel de sua desesperada decadência, agravada por sua nova prosperidade sob Jeroboão II, algo que nenhum outro meio havia conseguido. Jonas, desesperado quanto à possibilidade de algo efetivo ser feito por Deus em Israel, a menos que fosse dado primeiro um exemplo marcante de severidade, pensou, ao proclamar a queda de Nínive em 40 dias, que finalmente Deus estava prestes a dar tal exemplo; assim, quando esse meio de despertar Israel foi anulado pela misericórdia de Deus diante do arrependimento de Nínive, ele ficou amargamente desapontado, não por orgulho ou falta de misericórdia, mas por desesperança quanto à possibilidade de qualquer coisa ser feita para a reforma de Israel, agora que sua acalentada esperança havia sido frustrada. Mas o plano de Deus era ensinar a Israel, através do exemplo de Nínive, quão indesculpável era sua própria impenitência e quão inevitável seria sua ruína, se perseverassem. A Nínive arrependida provou ser mais digna do favor de Deus do que o Israel apóstata; os filhos da aliança não apenas caíram, mas na verdade desceram abaixo do nível de um povo pagão: Israel, portanto, deve cair, e os pagãos se elevarão acima dela. Jonas não conhecia as importantes lições de esperança para os contritos e de condenação para aqueles que, mesmo com privilégios externos, permanecem endurecidos, lições que a preservação de Nínive após o arrependimento teria para tempos futuros e para todas as eras. Ele não podia prever que o próprio Messias aplicaria essa história. Uma lição para nós de que, se pudéssemos alterar o plano da Providência em algum aspecto, não seria para melhor, mas para pior (Fairbairn). A principal causa do descontentamento de Jonas foi provavelmente o fato de que ele lamentou a preservação de Nínive, o destruidor predito de Israel (Oséias 9:3; 11:5, 11; Amós 5:27). Jonas sentiu que a salvação de Nínive penitente selava a ruína de Israel impenitente, seu país. [Fausset, 1866]

< Jonas 3:10 Jonas 4:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.