Habacuque 2:1

Sobre o meu posto de guarda estarei, e sobre a fortaleza ficarei e vigiarei, para ver o que ele me falará, e o que eu responderei à minha queixa.

Comentário de A. R. Fausset

Sobre o meu postovigiarei – isto é, posto de vigia. Os profetas muitas vezes se comparam, aguardando as revelações de Jeová com fervorosa paciência, aos vigias eminentes, observando atentamente tudo o que lhes é oferecido (Isaías 21:8,11; Jeremias 6:17; Ezequiel 3:17; 33:2-3; compare Salmo 5:3; 85:8). O “posto de vigia” é a retirada de toda a alma da terra e fixá-la em coisas celestiais. O acúmulo de sinônimos, “ficar em pé… vigiar… me colocar em cima… torre… vigiar para ver” implica perseverante fixidez de atenção.

o que ele me falará – em resposta às minhas queixas (Habacuque 1:13). Literalmente, “em mim”, Deus falando, não ao ouvido exterior do profeta, mas internamente. Quando oramos a Deus, devemos observar as respostas que Deus dá por Sua palavra, Seu Espírito e Suas providências.

o que eu responderei à minha queixa – que resposta devo fazer à repreensão que antecipo de Deus por causa da liberdade de minha expostulação com Ele. Maurer traduz: “O que devo responder em relação a minha queixa contra Jeová” (Habacuque 1:12-17). [Fausset, aguardando revisão]

< Habacuque 1:17 Habacuque 2:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.