Mateus 10:5

Jesus enviou esses doze, e lhes mandou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos.

Não ireis pelo caminho dos gentios. A enfática limitação parece, à primeira vista, divergir daquilo que ele havia falado sobre aqueles que viriam do leste e do oeste para se sentar com Abraão, Isaque e Jacó no reino de Deus, e com o fato de que nosso Senhor já tinha levado Seus discípulos para uma cidade de Samaria, e lhes dizer que também lá havia campos brancos para a colheita (Jo 4:35). Devemos lembrar, no entanto, (1) que esta limitação restringia-se à missão para a qual eles foram enviados; (2) que ela não fazia mais do que reconhecer uma ordem divina, a prioridade de Israel no trato de Deus com a humanidade, “primeiramente do judeu, e também do gentio”; e (3) que os próprios discípulos ainda não estavam preparados a entrar numa obra que exigia pensamentos e esperanças mais amplos do que eles ainda haviam alcançado. Era necessário que aprendessem a compartilhar a compaixão de seu Mestre pelas ovelhas perdidas da casa de Israel antes que pudessem fazer parte de Seus anseios pelas ovelhas que “não eram deste aprisco” (Jo 10:16). [Ellicott, 1905]

< Mateus 10:4 Mateus 10:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.