Mateus 11:12

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus está sujeito à violência, e os que usam de força se apoderam dele.

E desde os dias de João – ou seja, desde o momento em que João Batista começou a pregar. Não se sabe há quanto tempo foi isso, mas provavelmente não foi mais de um ano. Aqui nosso Salvador simplesmente afirma um fato. Ele diz que houve uma grande correria ou aglomeração para ouvir João. Multidões saíram para ouvir ele, como se estivessem prestes a tomar o reino dos céus pela força (veja Mateus 3:5). Assim, ele diz, a situação continuou. Desde que “o reino dos céus”, ou “o evangelho”, tem sido pregado, tem havido uma correria por ele. As pessoas têm sido intensas em relação a isso; elas tem apertado para obter a bênção, como se a tomassem com violência. Aqui há uma alusão à forma como as cidades eram tomadas. Os sitiadores apertavam com violência e demoliam os muros. Com tal “seriedade” e “violência”, diz Jesus, as pessoas cercaram ele e a João desde que começaram a pregar. Portanto aqui não há nenhuma alusão à maneira pela qual os pecadores individuais buscam a salvação, mas é um simples registro do fato de que multidões se aglomeraram em torno dele e de João para ouvir o evangelho. [Barnes, 1870]

< Mateus 11:11 Mateus 11:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.