Mateus 17:26

Pedro lhe respondeu: Dos outros. Jesus lhe disse: Logo, os filhos são livres de pagar.

Comentário de David Brown

Pedro respondeu:Dos outros – “daqueles que não são seus filhos”.

Jesus lhe disse:Logo, os filhos são livres de pagar – Por “os filhos” nosso Senhor não pode aqui significar a Si mesmo e os Doze juntos, em algum sentido frouxo de seu relacionamento próximo com Deus como seu Pai comum. Pois, além disso, nosso Senhor nunca se mistura com seus discípulos ao falar de sua relação com Deus, mas sempre estuda cuidadosamente Sua relação e a deles (ver, por exemplo, as últimas palavras deste capítulo) – isso seria ensinar o direito dos crentes à isenção das dívidas exigidas para os serviços sagrados, nos dentes de tudo o que Paulo ensina e que Ele mesmo indica por toda parte. Ele pode se referir aqui, então, somente a si mesmo; usando a palavra “filhos” evidentemente para expressar o princípio geral observado pelos soberanos, que não tiram impostos de seus próprios filhos, e assim transmitem a verdade a respeito de Sua própria isenção de forma mais impressionante:- a saber, “Se o soberano a própria família fica isenta, você conhece a inferência no Meu caso ”; ou para expressá-lo mais claramente do que Jesus achava necessário e apropriado:“Este é um imposto para sustentar a casa de Meu Pai. Como Seu Filho, então, esse imposto não é devido por Mim – Eu Sou Freecaps0 ”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Mateus 17:25 Mateus 17:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.