Mateus 22:45

Ora, se Davi o chama Senhor, como é seu filho?

Comentário do Púlpito

O argumento é este:Davi fala com a maior reverência do Messias, chamando-o de seu Senhor:como essa atitude é consistente com o fato de que o Messias é o Filho de Davi? Como pode o Messias ser Filho e Senhor de Davi? Nós, que aprendemos a verdade a respeito das duas naturezas de Cristo, podemos responder prontamente à pergunta. Ele é “a Raiz e a Geração de Davi” (Apocalipse 22:16). O Credo Atanasiano oferece a solução necessária para o aparente paradoxo:”Deus, da substância do Pai, gerado antes dos mundos; e Homem da substância de sua mãe, nascido no mundo; Deus perfeito e Homem perfeito … que embora ele é Deus e Homem, mas não é dois, mas um só Cristo ”. Aqui estava uma explicação (se os fariseus levaram suas palavras a sério) de muito que havia provocado sua indignação e causado objeções e críticas. Ele afirmou ser o Messias; e o Messias, como a Escritura o apresentou, tinha uma natureza dupla. Quando, portanto, ele afirmou igualdade com o Pai quando ele, “sendo homem, se fez Deus” (João 10:33), ele estava reivindicando a natureza divina que ele, como Messias, possuía. Jesus não elucidou mais este mistério. Ele havia dado comida para reflexão; ele havia revelado o significado oculto das Escrituras; ele havia mostrado a superficialidade da exegese popular; o conhecimento estava aqui; faltava apenas a vontade de erguer a flor da fé no coração daqueles ouvintes obstinados. [Pulpit, aguardando revisão]

< Mateus 22:44 Mateus 22:46 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.