Mateus 28:10

Jesus, então, lhes disse: Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos para eles irem à Galileia, e ali me verão.

Comentário de J. A. Broadus

Ide anunciar aos meus irmãos. Foi uma bondade especial falar deles assim (compare Mateus 12:50, 25:40, João 20:17), especialmente considerando que provavelmente estavam se sentindo humilhados ao lembrar que todos o haviam abandonado, e que um deles o havia negado. Aparentemente, foi com o mesmo propósito que o anjo mencionou expressamente o nome de Pedro (Marcos 16:7), para que aquele que havia caído tristemente não temesse que a mensagem aos discípulos de Jesus não se aplicasse mais a ele.

Enquanto isso, Pedro e João chegaram ao túmulo, viram-no vazio e voltaram para casa (João 20:3-10). Maria Madalena ficou pra trás, chorando do lado de fora. E logo Jesus apareceu a ela, em uma comovente conversa descrita por João (João 20:11-18). Se a expressão “ele apareceu primeiro a Maria Madalena” (Marcos 16:9) for considerada genuína e cronológica, então pode-se pensar que, enquanto ela ia contar aos discípulos (João 20:18), Jesus também partiu e encontrou as outras mulheres no caminho. Como ele apareceu subitamente naquela noite em uma sala com portas fechadas (João 20:19), já havia algo sobrenatural em sua condição e movimentos corporais desde a ressurreição, e por isso pode ter sido que ele as alcançou, mesmo que elas estivessem correndo. Mas, se Marcos 16:9-20 for considerado espúrio [1], ou se “primeiro” for entendido como se referindo simplesmente à primeira das três aparições descritas naquele trecho, então podemos dispensar a suposição anterior sobre a locomoção e supor que Jesus encontrou as outras mulheres poucos momentos após sua partida, e depois, retornando ao túmulo, apareceu a Maria Madalena.

[1] Essa é uma questão que, no estado atual do conhecimento, é muito difícil de determinar. Mas as evidências externas e internas contra o trecho são tão fortes (ver Westcott Hort, Apêndice, p. 28-51) que não achamos que deva ser usado para provas textuais ou para harmonizar os Evangelhos nesse ponto.

A questão de por que essas aparições angelicais, e as primeiras aparições do próprio Senhor, foram feitas apenas para mulheres tem sido frequentemente discutida. As mulheres foram cedo, e, por serem as primeiras crentes presentes, tiveram o primeiro conhecimento do que havia acontecido. Mas por que nem os anjos nem o Senhor apareceram a Pedro e João? Se adotarmos a visão mais simples, conforme mencionada acima, de que Jesus apareceu primeiro às mulheres no caminho (talvez para Betânia) e depois retornou para aparecer a Maria Madalena, pode-se supor que ele não chegou ao túmulo até depois que Pedro e João saíram. Quanto aos anjos, a questão seria se as mulheres receberam a comunicação angelical por causa de sua fé ou se precisaram dela para ter fé. João acreditou apenas ao observar a ordem que prevalecia no túmulo vazio; e Pedro foi a primeira pessoa a quem o Senhor apareceu mais tarde naquele dia (Lucas 24:34). [Broadus, 1886]

< Mateus 28:9 Mateus 28:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.