Marcos 6:3

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas, e de Simão? E não estão aqui as suas irmãs conosco? E ofenderam-se nele.

Comentário do Púlpito

Não é este o carpinteiro. Mateus (Mateus 13:55) diz:”o filho do carpinteiro”. Deduzimos disso que nosso Senhor realmente trabalhou como carpinteiro e provavelmente continuou a fazê-lo até que entrou em seu ministério público. Também podemos inferir que José já não vivia mais, caso contrário, seria natural que seu nome fosse mencionado aqui. De acordo com São Crisóstomo, nosso Senhor fez arados e juntas para bois. Certamente, ele freqüentemente tirava suas semelhanças dessas coisas. “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62). “Toma o meu jugo e aprende de mim” (Mateus 11,29). Cristo era filho de um carpinteiro. Sim; mas ele também era o Filho daquele que fez o mundo à sua vontade. Sim, ele mesmo fez o mundo. “Todas as coisas foram feitas por ele”, a Palavra Eterna. E ele os fez para nós, para que pudéssemos julgar o Criador pela grandeza de sua obra. Ele escolheu ser filho de um carpinteiro. Se ele tivesse escolhido ser a alma de um imperador, então os homens poderiam ter atribuído sua influência às circunstâncias de seu nascimento. Mas escolheu uma condição humilde e obscura, por isso, entre outras razões, para que se reconhecesse que foi a sua divindade que transformou o mundo. [Pulpit, aguardando revisão]

< Marcos 6:2 Marcos 6:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.