Marcos 8:29

E ele lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro lhe respondeu: Tu és o Cristo.

Comentário do Púlpito

Ao fazer esta segunda pergunta, nosso Senhor advertiu seus discípulos que aqueles que foram mais bem instruídos deveriam pensar dele em coisas maiores do que estas. Era necessário que ele mostrasse a eles que essas opiniões atuais e noções flutuantes estavam muito aquém de suas reivindicações reais. Por isso ele diz com ênfase: E vós, quem dizeis que eu sou? – vós, meus discípulos, que, estando sempre comigo, me vistes fazer coisas muito maiores do que eles; vós, que ouvistes meu ensino, confirmados como foi por aqueles milagres; vós, que também fostes habilitados a operar muitos milagres em meu nome; – quem diz que eu sou? Pedro lhe respondeu: Tu és o Cristo. Pedro aqui falou como porta-voz dos demais. A rapidez e concisão da resposta é eminentemente característica de  Pedro. Na narrativa de São Mateus é dado um pouco mais na íntegra: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mas a força da resposta realmente está nas palavras de Marcos: “Tu és o Cristo”, isto é, o Messias prometido. O que, no entanto, Marcos omite aqui – uma circunstância que não deve ser passada sem aviso prévio – é a grande bênção pronunciada por nosso Senhor sobre Pedro (Mateus 16:17-19) como recompensa pela sua confissão. A explicação desta omissão encontra-se no fato de que este Evangelho é realmente em sua maior parte o Evangelho de Pedro, registrado por Marcos. Já foi observado que, na medida do possível, considerando a posição de destaque de Pedro entre os outros apóstolos, ele se retira para segundo plano. Era necessário que ficasse registrado que ele fez a boa confissão de nosso Senhor como o Messias; mas, além disso, o evangelista suprime qualquer menção da distinção posteriormente conferida a ele, embora a repreensão que ele recebeu posteriormente seja registrada por completo. Além disso, é uma circunstância significativa (notada no ‘Comentário do Orador’) que este Evangelho foi escrito em Roma e, em primeira instância, para os leitores romanos. [Pulpit, aguardando revisão]

< Marcos 8:28 Marcos 8:30 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.