Marcos 9:29

E lhes respondeu: Este tipo não pode sair por coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Comentário de David Brown

Isto é, como quase todos os bons intérpretes concordam, “esse tipo de espírito maligno não pode ser expulso”, ou “tão terrível caso de possessão demoníaca não pode ser curado, senão pela oração e pelo jejum”. Mas já que o próprio Senhor diz que Seus discípulos não podiam jejuar enquanto estavam com ele, talvez isso fosse planejado, como sugere Alford, para sua orientação posterior – a menos que o considerássemos como uma maneira definida de expressar a verdade geral, de que deveres grandes e difíceis exigem preparação e abnegação especiais. Mas a resposta à sua pergunta, como dada em Mateus 17:20-21 é mais completa:“E Jesus lhes respondeu:Por causa da vossa incredulidade; pois em verdade vos digo, que se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a este monte:“Passa-te daqui para lá”, E ele passaria. E nada vos seria impossível” (Mateus 17:20). Veja em Marcos 11:23. Embora nada seja impossível à fé, no entanto, o nível de fé necessário para tais triunfos não pode ser alcançado num instante ou sem esforço – quer com Deus em oração ou conosco mesmos em exercícios de abnegação. Lucas (Lucas 9:43) acrescenta:“E todos ficaram perplexos com a grandeza de Deus” – “na majestade” ou “poder de Deus”, neste último milagre, na Transfiguração, etc .; ou, na grandeza divina de Cristo levantando-se sobre eles diariamente. [Jamieson; Fausset; Brown][/su_spoiler]

< Marcos 9:28 Marcos 9:30 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.