Marcos 10:30

que não receba cem vezes tanto, agora neste tempo, casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e a vida eterna, no tempo que virá.

Comentário do Púlpito

que não receba cem vezes tanto, agora neste tempo (ἑκατονταπλασίονα). Lucas (Lucas 18:30) diz (πολλαπλασίονα) “muito mais” – um aumento indefinido, para mostrar a grandeza e a multidão da recompensa. Aquele que abandona os seus por amor a Cristo encontrará outros, muitos em número, que lhe darão o amor de irmãos e irmãs, com ainda maior afeição; de modo que ele parecerá não ter perdido ou abandonado os seus, mas tê-los recebido novamente com juros. Pois as afeições espirituais são muito mais profundas do que as naturais; e seu amor é mais forte aquele que arde com o amor celestial que Deus acendeu, do que aquele que é influenciado apenas pelo amor terreno, que apenas a natureza plantou. Mas, no sentido mais amplo, aquele que abandona essas coisas terrenas por amor a Cristo, em vez disso, recebe o próprio Deus. Pois para aqueles que abandonam tudo por ele, ele mesmo é pai, irmão, irmã e todas as coisas. Para que ele tenha bens muito mais ricos do que a terra pode fornecer; apenas com perseguições (μετὰ διωγμῶν). Esta é uma adição muito notável. Nosso Senhor aqui inclui “perseguições” no número de bênçãos do cristão. E sem dúvida há um sentido nobre no qual as perseguições estão realmente entre as bênçãos do crente. “Se sois envergonhados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois; porque o espírito de glória e de Deus está sobre vós” (1Pedro 4:14). São Pedro, que deve ter tido em mente as “perseguições” de nosso Senhor quando escreveu estas palavras, mostra aqui que a bem-aventurança do cristão quando sofre perseguição é esta, que ele tem um sentido especial da presença permanente de o Espírito de Deus, trazendo consigo a certeza da glória futura. “Alegrai-vos e exultai; muito grande é a vossa recompensa no céu.” As palavras são também, é claro, uma advertência aos discípulos quanto às perseguições que os aguardavam. E no mundo vindouro a vida eterna. Esta é aquela herança esplêndida na qual os bem-aventurados serão herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; e assim possuirá não apenas o céu e a terra e todas as coisas que neles há, mas até o próprio Deus, e toda honra, toda glória, toda alegria, não meramente como ocupantes, mas como herdeiros para sempre; enquanto o próprio Deus existir, que é ele mesmo “o Deus eterno”. [Pulpit, aguardando revisão]

< Marcos 10:29 Marcos 10:31 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.