Marcos 10:40

Mas sentar-se à minha direita, e à minha esquerda, não é meu concedê-lo, mas sim, para aqueles a quem está preparado.

Comentário de David Brown

para aqueles a quem está preparado – “por meu Pai” (Mateus 20:23). O suplemento que nossos tradutores inseriram foi aprovado por alguns bons intérpretes, e o sentido apropriado da palavra traduzida como “mas” [alla)] é certamente a favor dele. Mas, além disso, torna a declaração muito elíptica – deixando muitas palavras a serem fornecidas – parece fazer nosso Senhor repudiar o direito de atribuir a cada um de Seu povo seu lugar no reino de glória; algo que Ele não faz em nenhum outro lugar, mas antes o contrário. É verdade que Ele diz que o lugar deles é “preparado para eles por Seu Pai”. Mas isso é verdade em sua admissão ao céu; e, ainda assim, de Seu grande trono branco, o próprio Jesus julgará o reino e convidará com autoridade aqueles que estão à sua direita, chamando-os de “benditos de seu Pai:” tão pouca incoerência existe entre a escolha eterna deles por Seu Pai, e aquele julgamento público deles, não apenas para o céu em geral, mas cada um para sua própria posição nele, que todas as Escrituras atribuem a Cristo.

A verdadeira tradução, então, desta cláusula, nós a consideramos, é esta:’Mas sentar-se à Minha direita e à Minha esquerda não é meu para dar, exceto para aqueles para quem está preparado.’ [O uso de alla neste sentido, como equivalente a ei-mee, ocorre em 9 de março:8, “Eles não viram mais nenhum homem exceto Jesus apenas” – alla ton) Ieesoun. E as próprias palavras do nosso Evangelista, all ‘hois, ocorrem neste sentido em Mateus 19:11]. Quando, portanto, Ele diz:”Não é meu para dar” o significado é:’Não posso dá-lo como um favor a quem eu quiser, ou por um princípio de favoritismo:pertence exclusivamente àqueles para quem está preparado,’ etc. … E se este for o Seu significado, será visto quão longe nosso Senhor está de negar o direito de atribuir a cada um o seu devido lugar no Seu Reino; que, ao contrário, afirma expressamente, apenas anunciando que o princípio da distribuição é bastante diferente do que esses peticionários supunham. Nosso Senhor, será observado, não nega a petição de Tiago e João, nem diz que eles não ocuparão o lugar em Seu reino que agora buscavam indevidamente:pelo que sabemos, esse pode ser o seu verdadeiro lugar. Tudo o que temos certeza é que o pedido deles desagradou Àquele “a quem foi confiado todo o julgamento” e, portanto, não era adequado para obter seu objetivo, mas apenas o contrário. (Veja o que é ensinado em Lucas 14:8-11.) Pelo menos um desses irmãos, como Alford notavelmente observa, viu à direita e à esquerda de seu Senhor, enquanto Ele estava pendurado na árvore, os ladrões crucificados; e realmente amarga deve ter sido a lembrança dessa oração ambiciosa naquele momento. [JFU, aguardando revisão]

< Marcos 10:39 Marcos 10:41 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.