Lucas 15:11

E disse: Um certo homem tinha dois filhos.

Comentário Whedon

E disse – Esta frase pode implicar, marcando distintamente a parábola que se segue, que foi falada em um tempo diferente das duas anteriores. Preferimos considerar todos os três como ocorrendo em partes de um discurso, embora talvez separados por observações intermediárias que não são registradas. É, pensamos, muito provável que poucos ou nenhum dos discursos de nosso Senhor sejam relatados sem alguma abreviação.

Isso foi chamado por alguns de a pérola entre as parábolas; por outros um evangelho no Evangelho. E é uma daquelas passagens, preservada apenas por Lucas, que parece nos lembrar que Lucas não era um judeu, mas um gentio.

Um certo homem – Deus o Pai, como a mulher personifica o Espírito Santo, e o pastor, o Filho bendito.

dois filhos – Que o leitor não se esqueça do que dissemos, que essas são as defesas de Cristo de receber publicanos e pecadores; ou melhor, sua repreensão à hierarquia judaica por não recebê-los, enquanto eles murmuravam por isso. Os dois filhos são, primeiro, o escriba e sua classe; e, segundo, o publicano ou pecador (gentio) e sua classe. Estes podem ser estendidos a ponto de tornar os primeiros os judeus e os últimos os gentios. Mas isso seria, de fato, um significado extenso e não o simples significado primário. [Whedon, aguardando revisão]

< Lucas 15:10 Lucas 15:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.