João 8:27

Mas não entenderam que ele estava lhes falando do Pai.

Comentário Schaff

Esta declaração do evangelista é muito notável; e, como é tão diferente de tudo o que poderíamos esperar, sua importância como guia e correção é maior. Nesta seção (começando em João 8:21) Ele não fez menção ao ‘Pai’. Na seção que precede, no entanto (João 8:12-20), a palavra ocorre várias vezes. Primeiro Jesus fala do ‘Pai que me enviou’ (João 8:16; João 8:18): em sua resposta os judeus mostram como eles haviam entendido Suas palavras, dizendo: ‘Onde está teu Pai?’ sua pergunta Jesus também fala, não do ‘Pai’, mas do ‘meu Pai’. No que diz respeito a essas duas seções, portanto, não há nada para mostrar que Seus ouvintes entenderam que Ele fez menção distinta de ‘o Pai’, no sentido absoluto – um nome que, provavelmente, todo israelita teria recebido como pertencendo somente a Deus. (Se olharmos para os capítulos anteriores, veremos que são poucas as passagens em que se fala de ‘o Pai’. O quinto capítulo deve ser deixado de lado, pois todo o discurso é dominado pelo pensamento de Filiação pessoal. O mesmo pode ser dito do cap. João 3:35. Restam apenas as palavras dirigidas à mulher de Samaria, cap. João 4:21, e os discursos na Galiléia relatados no cap. 6) Portanto – embora possamos ter negligenciou o fato, mas pelas palavras oportunas do evangelista – não podemos sentir grande surpresa que esses ouvintes ainda não tivessem percebido que Jesus estava fazendo menção ao ‘Pai’. As palavras, ‘Eu sou de cima’, ‘Aquele que me enviou’, devem ter sugerido àqueles que ouviram que Ele reivindicou uma missão divina; mas os homens familiarizados com a missão de um profeta podem conceder tanto sem entender que as últimas palavras de Jesus (‘as coisas que dele ouvi eu falo ao mundo’) implicavam uma relação infinitamente mais alta e mais próxima com Aquele a quem eles adoravam, a quem Jesus revelou como ‘o Pai.’ Neste Nome e nas palavras que acabamos de proferir está contida toda a economia da graça. [Schaff, aguardando revisão]

< João 8:26 João 8:28 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.