João 10:2

Mas aquele que entra pela porta é o pastor de ovelhas.

Comentário de Thomas Croskery

Seja ele quem for, fariseu ou sacerdote, profeta ou rei, pastor ou evangelista, a menos que ele se aproxime das ovelhas pela “maneira” correta que ele rebaixa e condena a si mesmo. Se ele vier pela porta do aprisco, ele pode ser até agora presumivelmente um pastor. Um aprisco pode conter vários rebanhos, e um pastor pode conduzir esses rebanhos a diferentes cercados de acordo com sua sabedoria e cuidado com suas ovelhas. Neander, Godet e Watkins acham possível que toda a imagem possa ter sido emprestada da visão. Os pastores à noite provavelmente estavam reunindo seus rebanhos dispersos, de acordo com o costume oriental, em seus cercados bem conhecidos, e Jesus com sua audiência poderia tê-los visto fazendo isso se eles olhassem para fora dos pátios do templo sobre as colinas vizinhas (ver também Thomson, ‘The Land and the Book’, 1:301, uma passagem que fornece um comentário admirável sobre esta parábola). Não há necessidade absoluta de que o hábito costumeiro e conhecido do campo fosse visível no momento. A prática abundantemente atestada forneceu a seus ouvintes toda a necessária corroboração. O significado mais profundo da passagem está no simbolismo profético de Jeremias 23:1-4; Isaías 40:11; Salmo 23:1-3; Salmo 78:52; Números 27:17; Ezequiel 34:23, 31; Ezequiel 37:24 . Jeová era o Pastor de Israel (Salmo 80:1), e ele designaria mais uma vez em seu Messias-Rei um Davi, que deveria ser seu gracioso Representante e Agente. Todas essas representações foram reunidas na maravilhosa parábola de Cristo da ovelha perdida (Lucas 15:3-7). Thomas se esforça para creditar ao autor do Evangelho esta imagem ideal do contraste entre o verdadeiro e o falso pastor. [Croskery, aguardando revisão]

< João 10:1 João 10:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.