Romanos 5:15

Mas o dom gratuito não é como a transgressão; porque, se pela transgressão de um, muitos morreram, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um homem, Jesus Cristo, têm sido abundantes sobre muitos.

Comentário Barnes

Mas – O presente não está em sua natureza e efeitos como a ofensa.

o dom gratuito – O favor, benefício ou bem concedido gratuitamente a nós. Refere-se aos favores concedidos no evangelho por Cristo. Estes são gratuitos, isto é, sem mérito de nossa parte e concedidos aos indignos.

não é como a transgressão – Este é o primeiro ponto de contraste entre o efeito do pecado de Adão e da obra de Cristo. A palavra “ofensa” significa propriamente uma queda, onde tropeçamos em qualquer coisa que esteja em nosso caminho. Isso significa pecado em geral, ou crime Mateus 6:14-15 ; Mateus 18:35 . Aqui, significa a queda ou primeiro pecado de Adão. Usamos a palavra “queda” aplicada a Adão para denotar sua primeira ofensa, como sendo aquele ato pelo qual ele caiu de um elevado estado de obediência e felicidade para um de pecado e condenação.

porque… – O apóstolo não se esforça para provar que é assim. Este não é o ponto de seu argumento, ele assume isso como o que foi visto e conhecido em todos os lugares. Seu ponto principal é mostrar que maiores benefícios resultaram da obra do Messias do que males da queda de Adão.

se pela transgressão de um – Pela queda de um. Isso simplesmente admite o fato de que é assim. O apóstolo não tenta uma explicação do modo ou maneira em que isso aconteceu. Ele não diz que é por imputação, nem por depravação inerente, nem por imitação. Qualquer um desses modos pode ser o apropriado para explicar o fato, é certo que o apóstolo não declara nenhum deles. Seu objetivo não era explicar a maneira como isso foi feito, mas argumentar a partir da existência reconhecida do fato. Tudo o que é certamente estabelecido a partir desta passagem é que, como certo fato resultante da transgressão de Adão, “muitos” estavam “mortos”. Este simples fato é tudo o que pode ser provado nesta passagem. Se deve ser explicado pela doutrina da imputação, deve ser um assunto de investigação independente desta passagem. Nem temos o direito de presumir que isso ensina a doutrina da imputação do pecado de Adão à sua posteridade. Para,

(1) O apóstolo nada diz sobre isso.

(2) essa doutrina nada mais é do que um esforço para explicar a maneira de um evento que o apóstolo Paulo não achou apropriado tentar explicar.

(3) essa doutrina não é, de fato, uma explicação.

Está introduzindo todas as dificuldades adicionais. Pois dizer que sou culpado, ou mal merecedor por um pecado no qual não tive arbítrio, não é explicação, mas está me envolvendo em uma dificuldade adicional ainda mais desconcertante, para averiguar como tal doutrina pode ser justa. O caminho da sabedoria seria, sem dúvida, ficar satisfeito com a simples afirmação de um fato que o apóstolo presumiu, sem tentar explicá-lo por uma teoria filosófica. Calvino concorda com a interpretação acima. “Pois nós não perecemos por seu crime (de Adão), como se fôssemos inocentes; mas Paulo atribui nossa ruína a ele porque seu pecado é a causa de nosso pecado.”

(Esta não é uma citação justa de Calvino. Deixa-nos inferir, que o Reformador afirmou, que o pecado de Adão é a causa do pecado real em nós, por causa do qual durar apenas nós somos condenados. Agora, sob o versículo 12, Calvino diz , “A inferência é clara, que o apóstolo não trata do pecado real, pois se cada pessoa foi a causa de sua própria culpa, por que Paulo deveria comparar Adão com Cristo?” teria encontrado imediatamente acrescido, como uma explicação:“Eu chamo isso de pecado nosso, que é consangüíneo, e com o qual nascemos.” O fato de nascermos com esse pecado é uma prova de nossa culpa em Adão. Mas seja qual for a opinião que ele pode formar das visões gerais de Calvino sobre este assunto, nada é mais certo, do que ele não supôs que o apóstolo tratou do pecado real nessas passagens.

Não obstante os esforços que são feitos para excluir a doutrina da imputação deste capítulo, a maneira completa e variada em que o apóstolo a expressa, não pode ser evitada. “Pela ofensa de um muitos morrerão” – “o julgamento foi por um para condenação” – “Por ofensa de um homem a morte reinou por um” – “Pela ofensa de um, o julgamento veio sobre todos os homens para condenação” – “Por a desobediência de um homem, muitos foram feitos pecadores “, etc.

É vão dizer-nos, como nosso autor faz “sob cada uma dessas cláusulas respectivamente, que o apóstolo simplesmente declara o fato de que o pecado de Adão envolveu a raça na condenação, sem advertir a maneira; pois Paulo faz mais do que declarar o fato. Ele sugere que estamos envolvidos na condenação de uma forma que carrega uma certa analogia com a maneira como nos tornamos justos. E sobre este último, ele é, sem dúvida, suficientemente explicado. Ver uma nota complementar anterior.

Em Romanos 5:18-19, o apóstolo parece afirmar claramente a maneira do fato “como pela ofensa de alguém”, etc., “Assim mesmo”, etc. “Como pela desobediência de um só homem”, etc., “assim , “etc. Há uma semelhança na maneira das duas coisas comparadas. Se desejamos saber como a culpa e a condenação vieram de Adão, temos apenas que perguntar como a justiça e a justificação vieram de Cristo. “Então”, isto é, desta forma, não da mesma maneira. Não é de uma maneira que tenha meramente alguma semelhança, mas é da mesma maneira, pois embora haja um contraste nas coisas, uma sendo desobediência e a outra obediência, ainda assim há uma identidade perfeita na maneira. – Haldane.

É um tanto notável que, embora nosso autor afirme com tanta frequência, que o apóstolo afirma apenas o fato, ele mesmo deveria assumir a maneira. Ele não permitirá que o apóstolo explique a maneira, nem qualquer pessoa que tenha uma visão diferente de si mesmo. No entanto, ele nos diz que não é por imputação que nos envolvemos na culpa de Adão; que as pessoas “pecam em suas próprias pessoas e, portanto, morrem”. Isso ele afirma ser o significado do apóstolo. E isso não é uma explicação da maneira. Não devemos concluir que de Adão simplesmente derivamos uma natureza corrupta, em consequência da qual pecamos pessoalmente e, portanto, morremos?)

muitos – grego, “Os muitos”. Evidentemente significando tudo; toda a raça; Judeus e gentios. Isso significa que tudo aqui está provado em Romanos 5:18 . Se a pergunta for, por que o apóstolo usou a palavra “muitos” em vez de todos, podemos responder que o objetivo era expressar uma antítese, ou contraste com a causa – uma ofensa. Um se opõe a muitos, ao invés de todos.

morreram – Veja a nota sobre a palavra “morte”, Romanos 5:12 . A corrida está sob o reino escuro e sombrio da morte. Este é um fato simples que o apóstolo assume e que nenhum homem pode negar.

muito mais – A razão deste “muito mais” deve ser encontrada na abundante misericórdia e bondade de Deus. Se um Ser sábio, misericordioso e bom sofreu tal série de infortúnios introduzida pela ofensa de alguém, não temos mais razão para esperar que sua graça superabundará?

a graça de Deus – O favor ou bondade de Deus Temos motivos para esperar, sob a administração de Deus, benefícios mais extensos do que males, fluindo de uma constituição de coisas que é o resultado de sua designação.

e o dom pela graça – O presente gracioso; os benefícios que fluem dessa graça. Isso se refere às bênçãos da salvação.

de um homem – em contraste com Adão. Sua nomeação foi o resultado da graça; e como ele foi constituído para conceder favores, temos motivos para esperar que eles superabundem.

têm sido abundantes – Tem sido abundante ou amplo; será mais do que um contrapeso para os males que foram introduzidos pelo pecado de Adão.

sobre muitos – grego, para muitos. A interpretação óbvia disso é que é tão ilimitado quanto “os muitos” que estão mortos. Alguns supõem que Adão representou toda a raça humana, e Cristo uma parte, e que “os muitos” nos dois membros do versículo se referem ao todo daqueles que foram assim representados. Mas isso é violentar a passagem; e introduzir uma doutrina teológica para atender a uma suposta dificuldade do texto. O significado óbvio é – um do qual não podemos nos afastar sem violentar as próprias leis de interpretação – que “os muitos” nos dois casos são coextensivos; e que como o pecado de Adão envolveu a raça – os muitos – na morte; assim, a graça de Cristo abundou em referência a muitos, à raça. Se perguntado como isso pode ser possível, uma vez que nem todas foram,

(1) Que não pode significar que os benefícios da obra de Cristo devam ser literalmente coextensivos com os resultados do pecado de Adão, visto que é um fato que as pessoas sofreram e sofrem com os efeitos dessa queda. Para que o Universalista possa extrair um argumento disso, ele deve mostrar que foi o desígnio de Cristo destruir todos os efeitos do pecado de Adão. Mas isso não foi de fato. Embora os favores dessa obra tenham abundado, ainda assim pessoas sofreram e morreram. E embora ainda possa abundar para muitos, ainda assim alguns podem sofrer aqui e sofrer pelo mesmo princípio para sempre.

(2) embora as pessoas sejam indubitavelmente afetadas pelo pecado de Adão, como e. g., por ter nascido com uma disposição corrupta; com perda de retidão, com sujeição à dor e aflição; e com exposição à morte eterna; no entanto, há razão para acreditar que todos aqueles que morrem na infância são, pelos méritos do Senhor Jesus e por uma influência que não podemos explicar, transformados e preparados para o céu. Como quase metade da raça morre na infância, portanto, há razão para pensar que, em relação a esta grande parte da família humana, a obra de Cristo mais do que reparou os males da queda, e os introduziu no céu, e que sua graça abundou assim para muitos. Com respeito aos que vivem até o período da agência moral, foi introduzido um esquema pelo qual as ofertas de salvação podem ser feitas a eles e pelo qual podem ser renovados, perdoados e salvos. A obra de Cristo, portanto, pode ter introduzido vantagens adaptadas para enfrentar os males da queda à medida que o homem vem ao mundo; e a aplicabilidade original de um seja tão ampla quanto o outro. Desse modo, a obra de Cristo era em sua natureza adequada para ser abundante para muitos.

(3) a intervenção do plano de expiação pelo Messias, impediu a execução imediata da pena da Lei, e produziu todos os benefícios para toda a raça, resultantes da misericordiosa misericórdia de Deus. Nesse aspecto, foi coextensivo com a queda.

(4) ele morreu por toda a raça, Hebreus 2:9 ; 2Coríntios 5:14-15 ; 1João 2:2 . Assim, sua morte, em sua adaptação a um grande e glorioso resultado, foi tão extensa quanto as ruínas da queda.

(5) a oferta de salvação é feita a todos, Apocalipse 22:17 ; João 7:37 ; Mateus 11:28-29 ; Marcos 16:15 . Assim, sua graça se estendeu a muitos – a toda a raça. Provisões foram feitas para enfrentar os males da queda; uma provisão tão extensa em sua aplicabilidade quanto a ruína.

(6) mais provavelmente serão realmente salvos pela obra de Cristo do que serão finalmente arruinados pela queda de Adão. O número daqueles que serão salvos de toda a raça humana, é para crer, ainda será muito maior do que aqueles que serão perdidos. O evangelho deve se espalhar por todo o mundo. É para ser evangelizado. A glória milenar deve surgir sobre a terra; e o Salvador deve reinar com império indiviso. Considerando a corrida como um todo, não há razão para pensar que o número daqueles que serão perdidos, em comparação com as imensas multidões que serão salvas pela obra de Cristo, será maior do que são os prisioneiros em uma comunidade agora, em comparação com o número de cidadãos virtuosos e pacíficos. Pode-se descobrir um remédio que triunfará sobre a doença, embora possa ter sido o fato de que milhares morreram desde sua descoberta e milhares ainda não se aproveitarão dele; ainda assim, o remédio terá as propriedades do triunfo universal; é adaptado para muitos; pode ser aplicado por muitos; onde é aplicado, responde completamente ao fim. A vacinação é adaptada para enfrentar os males da varíola em toda parte; e quando aplicado, salva as pessoas da devastação desta terrível doença, embora milhares possam morrer aos quais não se aplica. É um remédio triunfante. Então, do plano de salvação. Assim, embora nem todos sejam salvos, o pecado de Adão será neutralizado; e a graça abunda para muitos. Toda essa plenitude de graça, o apóstolo diz que temos motivos para esperar da abundante misericórdia de Deus.

(Oséias “muitos” na última cláusula deste versículo não podem ser considerados coextensivos aos “muitos” que se diz estarem mortos pela ofensa de Adão. Muito se afirma dos “muitos para quem abundam a graça, “isso não pode”, sem violentar toda a passagem, “ser aplicado a toda a humanidade. Diz-se que eles” recebem o dom da justiça “e” reinam em vida “. Na verdade, eles são” constituídos justos “, Romanos 5 :19 e essas coisas não podem ser ditas de todas as pessoas em qualquer sentido. A única maneira de explicar a passagem, portanto, é adotar aquela visão que nosso autor introduziu apenas para condenar, ou seja, “que Adão representou a totalidade do raça humana, e Cristo uma parte, e que ‘o muitos nos dois membros do versículo, refere-se ao todo daqueles que foram assim representados. ”

O mesmo princípio de interpretação deve ser adotado na passagem paralela:”Assim como todos morrem em Adão, assim todos serão vivificados em Cristo”. Seria absurdo afirmar que “o todo” na última cláusula é coextensivo com “o todo” na primeira. O sentido é claramente que todos os que Cristo representou devem ser vivificados nele. assim como toda a humanidade, ou todos os representados por Adão, morreram nele.

É verdade que toda a humanidade é, em certo sentido, beneficiada por conta da expiação de Cristo:e nosso autor ampliou em várias coisas desta natureza, que ainda estão aquém do “benefício salvador”. Mas será sustentado que o apóstolo, na realidade, não afirma mais do que que muitos, para quem a graça abunda, participam de certos benefícios, com exceção da salvação? Em caso afirmativo, o que acontece com a comparação entre Adão e Cristo? Se “muitos” em um ramo da comparação são apenas beneficiados por Cristo de uma forma que fica aquém do benefício salvador, então “muitos” no outro ramo devem ser afetados pela queda de Adão apenas da mesma forma limitada , ao passo que o apóstolo afirma que em conseqüência disso eles estão realmente “mortos”.

“A coisa principal”, diz o Sr. Scott, “que torna as exposições geralmente dadas desses versículos perplexas e insatisfatórias, surge de um evidente equívoco do raciocínio do apóstolo, ao supor que Adão e Cristo representavam exatamente a mesma companhia; considerando que Adão foi o fiador de toda a espécie humana, como sua posteridade; Cristo, somente daquele remanescente escolhido, que foi, ou será um com ele pela fé, o único que ‘lhe é contado por uma geração’. Se considerarmos exclusivamente os benefícios que os crentes derivam de Cristo em comparação com a perda sofrida em Adão pela raça humana, veremos então a passagem aberta de maneira mais perspicaz e gloriosa à nossa visão. ” – Comentário, Romanos 5:15, Romanos 5:19.

Mas nosso autor não interpreta esta passagem com base em nenhum princípio consistente. Pois “os muitos” em Romanos 5:15 , para quem “abundou a graça” são obviamente os mesmos de Romanos 5:17 , que se diz que recebem graça em abundância, etc., e ainda assim ele interpreta o de toda a humanidade , e o outro apenas dos crentes. O que é afirmado em Romanos 5:17 , ele diz, “é particularmente verdadeiro para os remidos, de quem o apóstolo neste versículo está falando.”) [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 5:14 Romanos 5:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.