Romanos 15:3

Pois também Cristo não agradou a si mesmo; mas, como está escrito: Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim.

Comentário Barnes

Pois também Cristo – O apóstolo procede, em sua maneira usual, para ilustrar o que ele disse pelo exemplo do Salvador. Para um cristão, o exemplo do Senhor Jesus fornecerá a ilustração mais pronta, certa e feliz da natureza e extensão de seu dever.

não agradou a si mesmo – Isso não deve ser entendido como se o Senhor Jesus não se engajasse voluntária e alegremente em sua grande obra. Ele não foi “compelido” a vir e sofrer. Nem deve ser entendido como se ele não “aprovasse” o trabalho, ou visse sua propriedade e adequação. Se ele não tivesse, ele nunca teria se envolvido em seus sacrifícios e abnegação. Mas o significado pode ser expresso nas seguintes particularidades:

(1) Ele veio para fazer a vontade ou desejo de Deus ao “empreender” a obra da salvação. Foi a vontade de Deus; estava de acordo com os propósitos divinos, e o Mediador não consultou sua própria felicidade e honra no céu, mas alegremente veio para “fazer a vontade” de Deus; Salmo 40:7-8 ; compare Hebreus 10:4-10 ; Filipenses 2:6 ; João 17:5 .

(2) Cristo, quando na terra, tornou seu grande objetivo fazer a vontade de Deus, para terminar a obra que Deus lhe deu para fazer, e não buscar seu próprio conforto e desfrute. Isso ele afirma expressamente; João 6:38 ; João 5:30 .

(3) ele estava disposto a suportar quaisquer provações e dores que a vontade de Deus pudesse exigir, não procurando evitá-las ou recuar delas. Veja particularmente sua oração no jardim; Lucas 22:42 .

(4) em sua vida, ele não buscou conforto pessoal, riqueza, amigos ou honras. Ele negou a si mesmo para promover o bem-estar dos outros; ele era pobre para que eles pudessem ser ricos; ele estava em lugares solitários para procurar os necessitados e cuidar deles. Não, ele não procurou preservar sua própria vida quando chegasse a hora marcada para morrer, mas se entregou por todos.

(5) pode haver outra idéia que o apóstolo teve aqui. Ele suportou com paciência a ignorância, a cegueira, os pontos de vista errôneos e os projetos ambiciosos de seus discípulos. Ele demonstrou bondade para com eles quando em erro; e não era severo, censório ou rude, quando eles estavam cheios de projetos vãos de ambição, ou pervertiam suas palavras, ou eram entorpecidos de apreensão. Assim diz o apóstolo, “nós” devemos fazer em relação aos nossos irmãos.

como está escrito – Salmo 69:9 . Este salmo e a primeira parte deste versículo se referem ao Messias; compare Romanos 15:21 com Mateus 27:34 , Mateus 27:48 .

Os insultos – As calúnias, censuras, discursos ásperos e opróbrios.

dos que te insultavam – Dos ímpios, que difamaram e abusaram da lei e do governo de Deus.

caíram sobre mim – Em outras palavras, Cristo estava disposto a sofrer reprovação e desprezo para fazer o bem aos outros. tie suportou calúnia e desprezo por toda a sua vida, daqueles que por seus lábios e vidas caluniaram a Deus, ou reprovaram seu Criador. Podemos aprender aqui,

(1) Que o desprezo de Jesus Cristo é o desprezo por aquele que o nomeou.

(2) podemos ver a bondade do Senhor Jesus em estar assim disposto a “lançar-se” entre o pecador e Deus; para “interceptar”, por assim dizer, nossos pecados e suportar os efeitos deles em sua própria pessoa. Ele ficou entre “nós” e Deus; e tanto as reprovações quanto o descontentamento divino devido a eles, “encontraram” sua pessoa sagrada, e produziram as dores da expiação – sua agonia amarga no jardim e na cruz. Jesus, portanto, mostrou seu amor a Deus ao estar disposto a suportar as reprovações dirigidas a ele; e seu amor aos “homens” em estar disposto a suportar os sofrimentos necessários para expiar esses mesmos pecados.

(3) se Jesus suportou reprovações, “nós” também devemos estar dispostos a suportá-las. Sofremos pela causa para onde ele foi antes de nós e para onde ele nos deu o exemplo; e como “ele” foi abusado e vilipendiado, devemos estar dispostos a ser assim também. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 15:2 Romanos 15:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.