1 Coríntios 6:2

Não sabeis que os santos julgarão ao mundo? E se o mundo é julgado por vós, por acaso sois vós indignos de julgar as coisas mínimas?

Comentário A. R. Fausset

Não sabeis – como verdade universalmente reconhecida pelos cristãos? Apesar de toda a sua glória em seu “conhecimento”, você está agindo de forma contrária (1Coríntios 1:4-5; 1Coríntios 8:1). Os manuscritos mais antigos têm “ou” antes de “não sabeis”; isto é o Quê! (expressando surpresa) não sabeis vós…

santos julgarão – isto é, “governar”, incluindo o julgamento: como assessores de Cristo. Mateus 19:28, “julgar”, isto é, “reinar”. (Veja Salmo 49:14; Daniel 7:2227; Apocalipse 2:26;  Apocalipse 3:21; Apocalipse 20:4). Há uma distinção traçada por expositores capazes entre os santos que julgam ou governam, e o mundo que é governado por eles: como há entre os doze apóstolos eleitos (Mateus 20:23) que se sentam nos tronos julgando, e as doze tribos de Israel que são julgados por eles. Reinar e ser salvo não é necessariamente sinônimo. Assim como Jeová empregou anjos para aplicar sua lei quando desceu ao Sinai para estabelecer Seu trono em Israel, assim, em Sua vinda, os santos administrarão o reino para, e sob Ele. As nações da terra, e Israel o primeiro, em carne, serão, neste ponto de vista, os sujeitos do governo do Senhor e Seus santos em corpos glorificados. O erro dos pré-milenaristas foi que eles tomaram a visão meramente carnal, restringindo o reino à parte terrestre. Esta parte deve ter lugar com a adesão de bênçãos espirituais e temporais, como a presença de Cristo deve produzir. Além desta glória terrena, haverá a glória celestial dos santos reinando em corpos transfigurados, e mantendo tal relacionamento abençoado com homens mortais, como os anjos tinham com os homens da antiguidade, e como Cristo, Moisés e Elias, em glória, tinham com Pedro Tiago e João, em carne e osso na transfiguração (2Timóteo 2:12; 2Pedro 1:16-18). Mas aqui o “mundo” parece ser o mundo incrédulo que deve ser “condenado” (1Coríntios 11:22), ao invés do mundo inteiro, incluindo as nações sujeitas que devem ser trazidas sob o domínio de Cristo; no entanto, pode incluir tanto aqueles a serem condenados, com os anjos maus e aqueles prestes a serem levados em obediência ao domínio de Cristo com Seus santos. Compare Mateus 25:3240, “todas as nações”, “destes menores dos meus irmãos” nos tronos com Ele. O acontecimento decidirá a verdade dessa visão.

julgado por vós – ou, antes de você (compare 1Coríntios 3:22).

coisas mínimas – As questões terrestres mais importantes são infinitamente pequenas comparadas com aquelas a serem decididas no dia do julgamento. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Coríntios 6:1 1 Coríntios 6:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.