1 Coríntios 10:15

Eu vos falo como que para prudentes; jugai vós mesmos o que eu digo.

Comentário de A. R. Fausset

Apelem para sua própria capacidade de julgamento ao pesar a força do argumento que se segue: a saber, que a participação da Ceia do Senhor envolve a participação do próprio Senhor, e a participação das refeições sacrificiais judaicas envolve a participação no altar de Deus e, como os pagãos sacrificam aos demônios, participar de uma festa aos ídolos é ter comunhão com demônios. Não podemos nos desfazer da responsabilidade de “julgar” por nós mesmos. A debilidade do julgamento pessoa não é um argumento contra seu uso, mas seu abuso. Devemos nos esforçar mais em buscar a palavra infalível, com toda ajuda ao nosso alcance e, acima de tudo, com humilde oração pelos ensinamentos do Espírito (Atos 17:11). Se Paulo, um apóstolo inspirado, não apenas permite, mas insiste que os homens julguem suas declarações pela Escritura, muito mais devem fazer os ministros falíveis da Igreja visível.

para prudentes – refere-se com uma mistura de ironia para o orgulho coríntio por sua “sabedoria” (1Coríntios 4:10; 2Coríntios 11:19). Aqui vocês têm a oportunidade de exercitar sua “sabedoria” ao julgar “o que eu digo”. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 Coríntios 10:14 1 Coríntios 10:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.