Tito 3:5

Não pelas obras de justiça que nós tivéssemos feito, mas sim segundo sua misericórdia, ele nos salvou pelo banho do novo nascimento, e da renovação do Espírito Santo;

Comentário A. R. Fausset

Não pelas – grego, “Out of”; “Não como resultado de trabalhos”, etc.

de justiça – grego, “em justiça”, isto é, forjado “em um estado de justiça”: como “atos … feitos em Deus”. Houve uma completa ausência em nós do elemento (“justiça”) em que somente justos trabalhos poderiam ser feitos, e assim necessariamente uma ausência dos trabalhos. “Nós não fizemos obras de justiça, nem fomos salvos por elas; mas a bondade dele fez o todo ”(Theophylact).

nós – enfaticamente opostos a “Seu”.

misericórdia – a causa de nossa salvação individualmente: “Em cumprimento de Sua misericórdia”. Sua bondade e amor ao homem foram manifestados em redenção de uma vez por todas, feita por Ele para a humanidade em geral; Sua misericórdia é a causa de nossa realização individual. A fé é pressuposta como o instrumento do nosso ser “salvo”; nosso ser assim, então, é falado como um fato consumado. A fé não é mencionada, mas apenas a parte de Deus. como o objetivo de Paulo aqui não é descrever o novo estado do homem, mas a agência salvadora de Deus em produzir esse estado, independente de todos os méritos da parte do homem (veja em Tito 3:4).

segundo – grego, “através”; por meio de.

banho – em vez disso, “a pia”, isto é, a pia batismal.

novo nascimento -de regeneração – projetado para ser o instrumento visível de regeneração. “Os apóstolos estão acostumados a fazer um argumento dos sacramentos para provar a coisa neles significada, porque deve ser um princípio reconhecido entre os piedosos, que Deus não nos marca com sinais vazios, mas por Seu poder internamente torna bom o que Ele demonstra pelo sinal externo. Portanto, o batismo é congruously e verdadeiramente chamado a bacia de regeneração. Devemos conectar o signo e a coisa significados, para não tornar o sinal vazio e ineficaz; e todavia, não para honrar o sinal, desviar do Espírito Santo o que é peculiarmente dele ”(Calvino) (1Pedro 3:21). Os candidatos adultos ao batismo devem ter arrependimento e fé (pois Paulo frequentemente assume na fé e na caridade que aqueles que se dirigem são o que professam ser, embora de fato alguns deles não o fossem, 1Coríntios 6:11), nos quais caso o batismo seria a “laver ou regeneração” visível para eles, “a fé sendo assim confirmada, e a graça aumentada, em virtude da oração a Deus” [Artigo XXVII, Igreja da Inglaterra]. Presume-se que os infantes tenham recebido uma graça em conexão com sua descendência cristã, em resposta às orações de seus pais ou guardiões que os apresentam para o batismo, cuja graça é visivelmente selada e aumentada pelo batismo, “a bacia de regeneração”. Presume-se que sejam então regenerados, até que anos de consciência desenvolvida provem se foram realmente assim ou não. “Nascido de (de) água e (não‹ de ‘em grego) o Espírito. ”A Palavra é o instrumento remoto e anterior do novo nascimento; Batismo, o instrumento próximo. A Palavra, o instrumento para o indivíduo; Batismo, em relação à Sociedade dos Cristãos. A pia de limpeza ficava do lado de fora da porta do tabernáculo, onde o padre tinha que lavar antes de entrar no Santo Lugar; por isso devemos lavar-nos na bacia de regeneração antes de podermos entrar na Igreja, cujos membros são “sacerdócio real”. “Batismo pelo Espírito” (do qual o batismo nas águas é o selo que acompanha o projeto) faz a diferença entre o batismo cristão e o John. Como Paulo pressupõe a Igreja exterior é a comunidade visível dos redimidos, então ele fala do batismo na suposição de que ele responde à sua ideia; que tudo o que é interno, pertencente a sua integridade, acompanhou o exterior. Assim, ele afirma aqui o batismo exterior, seja o que for que esteja envolvido na apropriação de fé dos fatos divinos que ele simboliza, tudo o que é realizado quando o batismo corresponde inteiramente ao seu desígnio original. Então Gálatas 3:27; a linguagem é válida apenas para aqueles em quem a comunhão viva interior e o batismo externo se unem. “Salvou-nos” aplica-se totalmente àqueles verdadeiramente regenerados; em um sentido geral, pode incluir muitos que, embora colocados ao alcance da salvação, não serão finalmente salvos. “Regeneração” ocorre apenas mais uma vez no Novo Testamento, Mateus 19:28, ou seja, o novo nascimento do céu e da terra na segunda vinda de Cristo para renovar todas as coisas materiais, incluindo o corpo humano, quando a criatura, agora em apuros em trabalho de parto até o nascimento, será libertado do cativeiro da corrupção para a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. A regeneração, que agora começa na alma do crente, será então estendida ao seu corpo e daí a toda a criação.

e da renovação – não “a pia (‘lavar’) da renovação”, mas “e pela renovação”, etc., seguindo “nos salvou”. Para fazer “renovação do Espírito Santo” seguir “a pia” destruiria o equilíbrio das sentenças da sentença, e faria do batismo o selo, não apenas da regeneração, mas também do subsequente processo de santificação progressiva (“renovação do Espírito Santo”). Regeneração é uma coisa de uma vez por todas; A renovação é um processo diário. Como “a lavagem”, ou “pia”, está conectada com “regeneração”, assim a “renovação do Espírito Santo” está conectada com “derramado sobre nós em abundância” (Tito 3:6). [Fausset, aguardando revisão]

< Tito 3:4 Tito 3:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.