Filemom 1:24

Marcos, Aristarco, Demas e Lucas (meus cooperadores).

Comentário de Phillip Schaff

Marcos. Sem dúvida, o João Marcos que na primeira viagem missionária voltou atrás e deixou Paulo e Silas. Ele não havia cessado, porém, de trabalhar na causa de Cristo, e o desagrado do apóstolo havia passado, pois Marcos havia se tornado proveitoso para ele para o ministério (2Timóteo 4:11).

Aristarco. Um macedônio de Tessalônica (Atos 27:2) que acompanhou Paulo a Roma e que parece ter se dedicado ao serviço do apóstolo durante todo o encarceramento.

Demas, mencionado como os demais na Epístola Colossense, mas posteriormente (2Timóteo 4:10) descrito como abandonando Paulo por amor ao mundo.

Lucas, em outro lugar (Colossenses 4:14) chamou de “o médico amado”. Ele viajou muito com Paulo e pode ter sido necessário ao apóstolo por causa de suas enfermidades corporais.

meus cooperadores. Por seus próprios esforços e pelos de seus companheiros, Paulo deixou claro que, mesmo sendo prisioneiro, a Palavra de Deus não estava presa. Muitas vezes consideramos os dois anos em Roma como um tempo em que o trabalho apostólico foi interrompido. Talvez tenha sido o período mais frutífero da vida do apóstolo, pois de seus próprios lábios o soldado romano aprendeu a história da Cruz, enquanto o zelo abnegado de seus companheiros cristãos estava pronto para assumir qualquer dever que os provasse merecedores do nome de companheiros de trabalho. [Schaff, aguardando revisão]

< Filemom 1:23 Filemom 1:25 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.