Hebreus 2:3

como nós escaparemos, se descuidarmos de tão grande salvação? Ela, que começou a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que ouviram.

Comentário A. R. Fausset

nós – que recebemos a mensagem da salvação tão claramente entregue a nós (compare Hebreus 12:25).

tão grande salvação – incorporada em Jesus, cujo próprio nome significa “salvação”, incluindo não apenas a libertação de inimigos e da morte, e a concessão de bênçãos temporais (que a lei prometeu aos obedientes), mas também a graça do Espírito, perdão dos pecados e a promessa do céu, glória e vida eterna (Hebreus 2:10).

que – “na medida em que é uma salvação que começou”, etc.

anunciada pelo Senhor – como o instrumento de proclamar. Não como a lei, falada pela instrumentalidade dos anjos (Hebreus 2:2). Tanto a lei como o evangelho vieram de Deus; a diferença aqui referida estava na instrumentalidade pela qual cada um deles foi promulgado (compare Hebreus 2:5). Os anjos o reconhecem como “o Senhor” (Mateus 28:6; Lucas 2:11).

foi-nos confirmada – não por punições, como a lei foi confirmada, mas por dons espirituais (Hebreus 2:4).

pelos que ouviram – (compare Lucas 1:2). Embora Paulo tivesse uma revelação especial e independente de Cristo (Gálatas 1:16-17, 19), ainda assim ele se classifica com aqueles judeus a quem ele se dirige “a nós”; pois, como eles, em muitos detalhes (por exemplo, a agonia no Getsêmani, Hebreus 5:7), ele dependia de informações autó- pticas sobre os doze apóstolos. Assim, os discursos de Jesus, por exemplo, o Sermão da Montanha, e a primeira proclamação do reino do Evangelho pelo Senhor (Mateus 4:17), ele só podia saber pelo relato dos Doze: assim, a frase “Isto é mais abençoado dar do que receber ”(Atos 20:35). Paulo menciona o que eles tinham ouvido, ao invés do que eles tinham visto, de acordo com o que ele começou, Hebreus 1:1-2, “falou … falado”. Apropriadamente também em suas Epístolas aos Gentios, ele habita em sua independência. chamado ao apostolado dos gentios; em sua Epístola aos Hebreus, ele apela aos apóstolos que estiveram muito tempo com o Senhor (compare Atos 1:21; Atos 10:41): assim em seu sermão aos judeus em Antioquia da Pisídia (Atos 13:31); e “ele só apela ao testemunho desses apóstolos de modo geral, a fim de poder trazer os hebreus ao Senhor somente” (Bengel), não para se tornar partidários de apóstolos particulares, como Pedro, o apóstolo da circuncisão, e Tiago, o bispo de Jerusalém. Este verso implica que os hebreus das igrejas da Palestina e da Síria (ou aqueles dispersos na Ásia Menor (Bengel), 1Pedro 1:1, ou em Alexandria) foram abordados principalmente nesta epístola; pois de nenhum tão bem poderia ser dito, o Evangelho foi confirmado a eles pelos ouvintes imediatos do Senhor: o tempo passado, “foi confirmado”, implica que algum tempo pouco se passou desde esta testemunha por testemunhas oculares. [Fausset, aguardando revisão]

< Hebreus 2:2 Hebreus 2:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.