Hebreus 2:13

E outra vez: Nele confiarei. E outra vez: Eis-me aqui, com os filhos que Deus me deu.

Comentário A. R. Fausset

Nele confiarei – da Septuaginta, Isaías 8:17, que precede imediatamente a seguinte citação, “Eis que eu e os filhos” etc. A única objeção é as seguintes palavras, “e novamente”, geralmente introduzem uma nova citação, ao passo que estes dois são partes de uma mesma passagem. No entanto, essa objeção não é válida, pois as duas sentenças expressam ideias distintas; “Eu depositarei minha confiança Nele” expressa Sua confiança filial em Deus como Seu Pai, a quem Ele foge de Seus sofrimentos e não está desapontado; que seus irmãos crentes imitam, confiando somente no Pai através de Cristo, e não em seus próprios méritos. “Cristo exibiu essa” confiança “, não para si mesmo, pois Ele e o Pai são um, mas para o seu próprio povo” (Hebreus 2:16). Cada nova ajuda dada a Ele assegurou-lhe, como faz, a ajuda para o futuro, até que a vitória completa foi obtida sobre a morte e o inferno. Filipenses 1:16 (Bengel).

Eis-me aqui, com os filhos etc. – (Isaías 8:18). “Filhos” (Hebreus 2:10), “irmãos” (Hebreus 2:12) e “filhos”, implicam o Seu direito e propriedade neles desde a eternidade. Ele fala deles como “filhos” de Deus, embora ainda não estando em ser, mas considerado como tal em Seu propósito, e os apresenta diante de Deus o Pai, que Lhe deu, para ser glorificado consigo mesmo. Isaías (que significa “salvação de Jeová”) tipicamente representava o Messias, que é ao mesmo tempo Pai e Filho, Isaías e Emanuel (Isaías 9:6). Ele expressa sua decisão de confiar, ele e seus filhos, não como Ahaz e os judeus no rei assírio, contra a confederação de Peca de Israel, e Rezim da Síria, mas em Jeová; e então prediz a libertação de Judá por Deus, em uma linguagem que encontra sua percepção completa antitípica somente na libertação muito maior produzida pelo Messias. Cristo, o profeta antitípico, similarmente, em vez das confidências humanas de Sua idade, Ele mesmo, e com Ele os filhos de DEUS PAI (que são, portanto, Seus filhos, e antitípicos aos filhos de Isaías, embora aqui sejam considerados Seus ” irmãos ”, compare Isaías 9:6,“ Pai ”e“ Sua semente ”, Isaías 53:10) liderados por Ele, confiando totalmente em Deus para a salvação. As palavras e atos oficiais de todos os profetas encontram seu antítipo no Grande Profeta (Apocalipse 19:10), assim como Seu ofício real é antitípico ao dos reis teocráticos; e seu ofício sacerdotal para os tipos e ritos do sacerdócio aarônico. [Fausset, aguardando revisão]

< Hebreus 2:12 Hebreus 2:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.