Hebreus 4:16

Portanto, acheguemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para sermos socorridos no tempo adequado.

com confiança – ou então, “com ousadia” (Efésios 6:19).

ao trono da graça – assim se tornou o trono de Deus para nós, através da mediação do nosso Sumo Sacerdote à mão direita de Deus (Hebreus 8:1; 12:2). Através da morte digna de mérito de nosso Sumo Sacerdote Jesus, sempre encontraremos Deus em um trono de graça.

misericórdia (compaixão) e encontrar graça – correspondente ao “trono da graça”. Misericórdia refere-se à remissão dos pecados; graça, à doação de dons espirituais (Estius, 1542-1613). Compare “vinde a Mime eu lhes darei descanso” (o descanso recebido no primeiro crer). “Tomai sobre vós o meu jugo…e encontrareis descanso” (o descanso contínuo encontrado na submissão diária ao jugo suave de Cristo. O primeiro responde a “receber misericórdia“; o segundo à “encontrar graça”, Mateus 11:28-29). No primeiro receber, nós somos totalmente passivos: depois de ter recebido misericórdia, nossa vontade em encontrar graça é mais ativa.

socorridos. Compare com Hebreus 2:18: “ele pode socorrer aos que são tentados”.

no tempo adequado – ou seja, antes de sermos subjugados pela tentação; quando mais precisamos (Salmo 104:27). [JFU, 1866]

< Hebreus 4:15 Hebreus 5:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.