Hebreus 7:3

sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem ter princípio de dias, nem fim de vida; porém, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Comentário A. R. Fausset

sem pai… – explicado por “sem genealogia” ou “descendência” (compare com Hebreus 7:6); ou seja, sua genealogia não é conhecida: enquanto um sacerdote levítico não poderia dispensar a comprovação de sua descendência.

sem ter princípio de dias, nem fim de vida – ou seja, a história não registra seu início ou fim, como a de Arão. “Dias” significam seu tempo de cumprimento de sua função. Portanto, a eternidade em Salmo 110:4 é principalmente a do ofício sacerdotal.

sendo feito semelhante – não que ele fosse absolutamente “semelhante”: feito como, nos detalhes aqui especificados. Nada é dito em Gênesis do fim de seu sacerdócio, ou de ter tido ou antecessor ou sucessor, o que tipicamente representa o sacerdócio eterno de Cristo, sem início ou fim. O fim de Arão é registrado; o de Melquisedeque, não. Não se diz que o “Filho de Deus” tenha sido feito como Melquisedeque, mas que Melquisedeque tenha sido “feito semelhante ao Filho de Deus”. Quando Alford nega que Melquisedeque foi feito como o Filho de Deus quanto ao seu sacerdócio, com o fundamento de que Melquisedeque foi anterior a nosso Senhor, ele esquece que o sacerdócio eterno de Cristo foi uma realidade arquetípica no propósito de Deus desde a eternidade, para o qual o sacerdócio de Melquisedeque foi “feito como” no tempo. Compare Hebreus 8:5, onde as coisas celestiais são representadas como o arquétipo primário das ordenanças levíticas. As palavras “sem pai, etc. … começo dos dias, nem fim … permanece … continuamente”, pertencem a Melquisedeque somente em relação ao seu sacerdócio típico; no sentido pleno, elas se aplicam somente a Cristo.

Melquisedeque foi, em seu sacerdócio, “feito semelhante” a Cristo, na medida em que o tipo imperfeito podia representar o arquétipo perfeito. “O retrato de um homem vivo pode ser visto na tela, mas o homem é muito diferente de seu retrato”. Não há nada em Gênesis 14 para caracterizar Melquisedeque como sobre-humano: ele é classificado com os outros reis como um personagem histórico vivo; não, como pensava Orígenes, como um anjo; nem como os judeus, Sem, filho de Noé; nem como Calmet, Enoque; nem como os Melquisedeques, o Espírito Santo; nem como os outros, o Verbo Divino. Ele era provavelmente de origem semita, não cananéia: o último representante independente da população original semita, que havia sido vencida pelos cananeus, descendentes de Cam.  A grandeza de Abraão, então, jazia em esperanças; Melquisedeque, na posse atual. Melquisedeque foi o maior e último representante da aliança de Noé, já que Cristo era o maior e sempre duradouro representante do Abraão.

Com Melquisedeque, o sacerdócio e a adoração do verdadeiro Deus em Canaã cessaram. Ele foi o primeiro e último rei-sacerdote ali, até Cristo, o antitipo; portanto, diz-se que seu sacerdócio dura para sempre, porque dura enquanto a natureza da coisa (isto é, sua vida, e a continuação da adoração de Deus em Canaã) admitir. Se Melquisedeque fosse literalmente sumo sacerdote para sempre, então Cristo e ele ainda seria agora sumo sacerdote, e nós deveríamos ter dois em vez de um (!). Tholuck, “Melquisedeque permanece na medida em que o tipo permanece no antitipo, seu sacerdócio, em Cristo”. O pai e a mãe de Melquisedeque, como também seus filhos, não eram descendentes de Levi, como os sacerdotes levíticos (Hebreus 7:6) eram obrigados a ser; e não são sequer mencionados por Moisés. A esposa de Arão, Eliseba, a mãe de quem procedem os sacerdotes levíticos, é mencionada; como também Sara, a mãe da própria nação judaica. Como homem, Cristo não teve pai; como Deus, não teve mãe. [Fausset, 1866]

< Hebreus 7:2 Hebreus 7:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.