Hebreus 10:29

de quanto pior castigo vós pensais que será julgado merecedor aquele que pisou o Filho de Deus, menosprezou) o sangue do Testamento no qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

Comentário A. R. Fausset

pior – ou seja, “punição” (literalmente, “vingança”) do que qualquer mera punição temporal do corpo.

vós pensais – um apelo à razão e consciência dos hebreus.

julgado merecedor – por Deus no julgamento.

menosprezou – literalmente, “comum”, em oposição a “santificado”. Nada melhor do que o sangue de um homem comum, envolvendo assim a consequência de que Cristo, alegando ser Deus, era culpado de blasfêmia e merecia morrer!

no qual ele foi santificado – porque Cristo morreu mesmo por ele. “Santificado”, no sentido mais amplo, pertence apenas aos eleitos salvos. Mas, em certo sentido, pertence também àqueles que passaram longe na experiência cristã e, no entanto, finalmente se afastam. Quanto mais alto é o passado de experiências cristãs, mais profunda é sua queda.

insultou – repelindo de fato: como “blasfêmia” é apesar de palavras (Marcos 3:29). “Dos judeus que se tornaram cristãos e recaíram ao judaísmo, descobrimos na história de Uriel Acosta que eles exigiam uma blasfêmia contra Cristo” (Tholuck).

o Espírito da graça – o Espírito que confere graça. “Aquele que não aceita o benefício insulta Aquele que o confere. Ele te fez um filho: serás escravo? Ele veio para levar sua morada contigo; mas tu estás introduzindo o mal em ti mesmo” (Crisóstomo). “É a maldição do mal eternamente para propagar o mal: assim, para aquele que profana o Cristo sem ele, e blasfema o Cristo dentro dele, não há subjetivamente nenhuma renovação de uma mudança de mente (Hebreus 6:6), e objetivamente nenhum novo sacrifício pelos pecados ”(Hebreus 10:26) (Tholuck). [Jamieson; Fausset; Brown]

< Hebreus 10:28 Hebreus 10:30 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.