Apocalipse 2:7

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, eu lhe darei de comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Comentário A. R. Fausset

Quem tem ouvidos – Essa sentença precede a promessa nos três primeiros discursos, e a sucede nos últimos quatro. Assim, as promessas são fechadas em ambos os lados, com o preceito exigindo a mais profunda atenção quanto às mais importantes verdades. Todo homem “tem ouvidos” naturalmente, mas só ele poderá ouvir espiritualmente a quem Deus deu “o ouvido que ouve”; cujo “ouvido Deus desperta” e “abre”. Compare “Fé, os ouvidos da alma” [Clemente de Alexandria].

o Espírito diz – O que Cristo diz, o Espírito diz; Então, são as segundas e terceiras pessoas.

às igrejas – não apenas ao particular, mas à Igreja universal.

overcometh – No Evangelho de João (Jo 16:33) e Primeira Epístola (1João 2:13-145:4-5) um objeto segue, ou seja, “o mundo “, O mau”. Aqui, onde a questão final é falada, o conquistador é chamado absolutamente. Paulo usa uma imagem semelhante (1Coríntios 9:24-25; 2Timóteo 2:5; mas não é o mesmo que a frase de João, exceto Romanos 12:21).

lhe darei – como o juiz. A árvore da vida no Paraíso, perdida pela queda, é restaurada pelo Redentor. Alusões a isso ocorrem em Provérbios 3:1811:3013:1215:4 e profeticamente, Apocalipse 22:2,14; Ezequiel 47:12; compare Jo 6:51. É interessante notar como esses endereços introdutórios estão intimamente ligados ao corpo da Revelação. Assim, a árvore da vida aqui, com Apocalipse 22:1; libertação da segunda morte (Apocalipse 2:11), com Apocalipse 20:14; 21:8; o novo nome (Apocalipse 2:17), com Apocalipse 14:1; poder sobre as nações, com Apocalipse 20:4; a estrela da manhã (Apocalipse 2:28), com Apocalipse 22:16; as vestes brancas (Apocalipse 3:5), com Apocalipse 4:416:15; o nome no livro da vida (Apocalipse 3:5), com Apocalipse 13:820:15; a nova Jerusalém e sua cidadania (Apocalipse 3:12), com Apocalipse 21:10.

dê … árvore da vida – A coisa prometida corresponde ao tipo de fidelidade manifestada. Aqueles que se abstêm de indulgências Nicolaítas (Apocalipse 2:6) e carnes de ídolos (Apocalipse 2:14-15), devem comer de carne infinitamente superior, ou seja, o fruto da árvore da vida e do maná escondido (Apocalipse 2:17).

no meio do paraíso – Os manuscritos mais antigos omitem “o meio de”. Em Gênesis 2:9 estas palavras são apropriadas, pois havia outras árvores no jardim, mas não no meio dela. Aqui a árvore da vida está simplesmente no paraíso, pois nenhuma outra árvore é mencionada nela; em Apocalipse 22:2 a árvore da vida está “no meio das ruas de Jerusalém”; a partir disso, a sentença foi inserida aqui. Paraíso (uma palavra persa ou semítica), originalmente usada para qualquer jardim de prazer; então especialmente do Éden; então a morada temporária de almas separadas em êxtase; então “o paraíso de Deus”, o terceiro céu, a presença imediata de Deus.

de Deus – (Ezequiel 28:13). Um manuscrito mais antigo, com a Vulgata, o siríaco e o copta, e Cipriano, dizia: “Meu Deus”, como em Apocalipse 3:12. Então, Cristo chama Deus: “Meu Deus e seu Deus” (Jo 20:17; compare Efésios 1:17). Deus é nosso Deus, em virtude de ser peculiarmente o Deus de Cristo. A principal felicidade do Paraíso é que é o Paraíso de Deus; Deus mesmo morando lá (Apocalipse 21:3). [Fausset, aguardando revisão]

< Apocalipse 2:6 Apocalipse 2:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.