Apocalipse 7:14

E eu lhe disse: Senhor, tu sabes. E ele me disse: Estes são os que vieram da grande tribulação; e lavaram suas roupas compridas e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Comentário A. R. Fausset

Senhor – grego, “Senhor”. B, C, Vulgata, siríaco, versões coptas e Cipriano lêem: “Meu Senhor”. A omite “Meu”, como Versão em Inglês.

tu sabes – tirado de Ezequiel 37:3. Comparativamente, ignorando as coisas divinas, é bom que as olhemos para o conhecimento divinamente comunicado.

veio – sim como grego, “venha”; implicando que eles são apenas encontrados.

grande tribulação – grego, “a grande tribulação”; “A tribulação, a grande”, ou seja, uma tribulação à qual os homens foram expostos sob o selo, o mesmo que Cristo anunciado como um preceder à Sua vinda (Mateus 24:21, grande tribulação), e completado pelo mesmo sinais como o sexto selo (Mateus 24:29-30), compare Daniel 12:1; Incluindo também retrospectivamente toda a tribulação pela qual os santos de todas as gerações tiveram passar. Assim, este capítulo é uma recapitulação da visão dos seis selos, Apocalipse 6:1-17, para preencher o plano de vista do que os dedos cobrados. Lá, no entanto, seu número estava esperando para ser concluído, mas aqui está concluído, e eles são vistos retirados da terra antes dos julgamentos sobre a apostasia anticristã; com o seu Senhor, eles e todas as Suas fiéis testemunhas e discípulos das épocas passadas, esperam a Sua vinda e a sua vinda para serem glorificados e reinarem juntos com Ele. Enquanto isso, em contraste com seus sofrimentos anteriores, eles estão isentos da fome, sede e calor abrasador de sua vida na Terra (Apocalipse 7:16), e são alimentados e refrescados pelo próprio Cordeiro de Deus (Apocalipse 7:17; Apocalipse 14:1-4,13); um penhor de sua futura bênção perfeita em corpo e alma unidos (Apocalipse 21:4-622:1-5).

lavado… vestes… branco no sangue de… Cordeiro – (Apocalipse 1:5; Isaías 1:18; Hebreus 9:14; 1João 1:7; compare Isaías 61:10; Zacarias 3:3-5). A fé aplica ao coração o sangue purificador; de uma vez por todas para justificação, continuamente ao longo da vida para a santificação. [Fausset, aguardando revisão]

< Apocalipse 7:13 Apocalipse 7:15 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.