Apocalipse 3:12

Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus; e dele nunca mais sairá; e sobre ele escreverei o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, Nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus, e também meu novo nome.

Comentário A. R. Fausset

coluna no templo – Em certo sentido, não haverá “templo” na cidade celestial, porque não haverá distinção de coisas em sagrado e secular, pois todas as coisas e pessoas serão santas ao Senhor. A cidade será todo um grande templo, no qual os santos não serão meras pedras, como o templo espiritual agora na terra, mas todos eminentes como pilares: imóveis, firmes (ao contrário da Filadélfia, a cidade tantas vezes abalada por terremotos, Estrabão [12 e 13]), como os pilares colossais antes do templo de Salomão, Boaz (isto é, “Nele é força”) e Jachin (“Deve ser estabelecido”): só que aqueles pilares estavam do lado de fora, estes estar dentro do templo.

meu Deus – (veja Apocalipse 2:7).

Não mais nada – O grego é mais forte, nunca mais. Como os anjos eleitos estão além da possibilidade de cair, estando agora sob (como dizem os escolásticos) “a necessidade abençoada da bondade”, assim serão os santos. A porta será fechada uma vez por todas, bem como para calar com segurança para sempre os eleitos, a fim de calar os perdidos (Mateus 25:10; Jo 8:35; compare com Isaías 22:23, o tipo, Eliaquim). Eles serão sacerdotes para sempre para Deus (Apocalipse 1:6). “Quem não anseia por aquela cidade da qual nenhum amigo parte e na qual nenhum inimigo entra?” [Agostinho em Trench].

sobre ele escreverei o nome do meu Deus – como pertencendo a Deus em um sentido peculiar (Apocalipse 7:39:414:1; e especialmente Apocalipse 22:4), portanto, seguro. Como o nome de Jeová (“Santidade ao Senhor”) estava na placa de ouro na testa do sumo sacerdote (Êxodo 28:36-38); assim os santos em seu sacerdócio celestial terão Seu nome abertamente, como consagrado a Ele. Compare a caricatura disso na marca na testa dos seguidores da besta (Apocalipse 13:16, Apocalipse 13:17), e na prostituta (Apocalipse 17:5; compare Apocalipse 20:4).

nome da cidade do meu Deus – como um dos seus cidadãos (Apocalipse 21:2-3,10, que é brevemente aludido por antecipação aqui). A descrição completa da cidade forma o fechamento apropriado do livro. A cidadania do santo está agora escondida, mas então será manifestada: ele terá o direito de entrar pelas portas da cidade (Apocalipse 22:14). Esta era a cidade que Abraão procurava.

novo – grego, “{kaine}.” Não a antiga Jerusalém, uma vez chamada de “a cidade santa”, mas tendo perdido o nome. O grego “{nea}” expressaria que havia surgido recentemente; mas grego, “{kaine}”, o que é novo e diferente, substituindo a antiga Jerusalém desgastada e sua política. “João, no Evangelho, aplica à cidade antiga o nome grego {Hierosolyma}. Mas no Apocalipse, sempre, para a cidade celestial o nome hebraico, {Hierousalem}. O nome hebraico é o original e mais sagrado: o grego, o recente e mais secular e político ”(Bengel).

meu novo nome – atualmente incomunicável e só conhecido por Deus: ser revelado a seguir e tornar-se o próprio crente em união com Deus em Cristo. O nome de Cristo escrito nele denota que ele será totalmente de Cristo. Novo também se refere a Cristo, que assumirá um novo caráter (respondendo ao Seu “novo nome”) entrando com Seus santos em um reino – não aquele que Ele tinha com o Pai antes dos mundos, mas aquele conquistado por Sua humilhação como Filho de homem. Gibbon, o infiel [declínio e queda, cap. 64], dá um testemunho involuntário para o cumprimento da profecia como a Filadélfia de um ponto de vista temporal, Entre as colônias gregas e igrejas da Ásia, a Filadélfia ainda está ereta, – uma coluna em uma cena de ruínas – um exemplo agradável que os caminhos de honra e segurança às vezes podem ser os mesmos ”. [Fausset, aguardando revisão]

< Apocalipse 3:11 Apocalipse 3:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.