Atos 10:41

Não a todo o povo, mas sim a testemunhas determinadas por Deus com antecedência: a nós, que juntamente com ele comemos e bebemos, depois dele ter ressuscitado dos mortos.

Comentário de Phillip Schaff

Não a todo o povo. A observação de Alexandre aqui é justa, que cometer o testemunho para selecionar testemunhas oculares estava “mais de acordo com a dignidade e glória do Salvador ressuscitado, que agora teria sido degradado pela mesma associação promíscua e sem reservas com os homens, que era necessária ao seu ministério anterior”; e ele acrescenta: O próprio fato de que não há registro de tal reconhecimento público de Sua pessoa, embora a princípio pareça ter prejudicado a evidência de Sua ressurreição, mas serve para valorizá-la, mostrando quão livres as testemunhas deste evento estavam de uma disposição para exagerar ou tornar seu caso mais forte do que era de fato”.

a testemunhas determinadas por Deus com antecedência. ‘Testemunhas, ou seja, aqueles que haviam sido previamente designados por Deus’. Novamente, há referência ao regulamento divino de tudo o que se relaciona com a primeira proclamação do evangelho.

que juntamente com ele comemos e bebemos, depois dele ter ressuscitado dos mortos. É uma fantasia de Bengel que o comer e beber com Cristo, aqui referido, ocorreu antes da crucificação. Mas devemos seguir a ordem natural das palavras. Os fatos aqui declarados pertencem ao período dos Grandes Quarenta Dias. Tanto Lucas como João dão exemplos. [Schaff, aguardando revisão]

< Atos 10:40 Atos 10:42 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.