Efésios 5:2

e andai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou por nós como oferta e sacrifício de cheiro suave a Deus.

Comentário A. R. Fausset

e – na prova de que você é assim.

andai em amor – retomando Efésios 4:1, “andai como é digno do chamado”.

como também Cristo vos amou – Do amor do Pai ele passa para o amor do Filho, em quem Deus manifesta o seu amor por nós.

se entregou por nós – grego, “entregou-se (ou seja, à morte, Gálatas 2:20) por nós”, isto é, em nosso nome: não a substituição vicária, embora indiretamente implícita, “em nosso lugar”. O ofertante e a oferta que Ele ofereceu eram um e o mesmo (Jo 15:13; Romanos 5:8).

oferta e sacrifício“Oferta” expressa geralmente a Sua apresentação ao Pai, como o Representante assumindo a causa de toda a nossa raça perdida (Salmo 40:6-8), incluindo a Sua vida de obediência; embora não excluindo Sua oferta de Seu corpo por nós (Hebreus 10:10). Geralmente é uma oferta incruenta (um sacrifício no qual nenhuma vítima é morta), no sentido mais limitado. “Sacrifício” refere-se a sua morte por nós exclusivamente. Cristo está aqui, em referência ao Salmo 40:6 (citado novamente em Hebreus 10:5), representado como o antítipo de todas as ofertas da lei, seja ela não sangrenta ou sangrenta, eucarística ou propiciatória.

de cheiro suave a Deus – grego, “para um cheiro de um cheiro adocicado”, isto é, Deus está bem satisfeito com a oferta em razão de sua doçura, e assim nos reconcilia (Efésios 1:6; Mateus 3:17; 2Coríntios 5:18-19; Hebreus 10:6-17). O unguento composto de especiarias principais, derramado sobre a cabeça de Aarão, responde à variedade das graças pelas quais Ele foi habilitado a “oferecer-se em sacrifício para um sabor adocicado”. Outro tipo, ou profecia por figura, era ” o doce sabor ”(“sabor de descanso”) que Deus sentiu no sacrifício de Noé (Gênesis 8:21). Novamente, como o que Cristo é, os crentes também são (1João 4:17), e os ministros são: Paulo diz (2Coríntios 2:17) “somos para Deus cheiro suave de Cristo”. [Jamieson; Fausset; Brown]

< Efésios 5:1 Efésios 5:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.