Efésios 6:17

Pegai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Comentário A. R. Fausset

Pegai – uma palavra grega diferente daquela em Efésios 6:13, 16; melhor traduzida para “receber”, “aceitar”, ou seja, o capacete oferecido pelo Senhor, a saber, apropriada “salvação”, como em 1Tessalonicenses 5:8, “capacete da esperança da salvação”; não uma esperança incerta, mas que traz consigo nenhuma vergonha de frustração (Romanos 5:5). É subjugada ao escudo da fé, como sendo seu acessório inseparável (compare Romanos 5:1, Romanos 5:5). A cabeça do soldado estava entre as principais partes a serem defendidas, pois nela os golpes mais mortais poderiam ser feitos, e é a cabeça que comanda todo o corpo. A cabeça é a sede da mente que, quando se apodera da segura esperança evangélica da vida eterna, não receberá falsas doutrinas, nem dará lugar às tentações de Satanás. Deus, por esta esperança, “levanta a cabeça” (Salmo 3:3; Lucas 21:28).

espada do Espírito – isto é, provida pelo Espírito, que inspirou os escritores da palavra de Deus (2Pedro 1:21). Novamente a Trindade/”>Trindade está implícita: o Espírito aqui; e Cristo em “salvação” e Deus Pai, Efésios 6:13 (compare isto com Hebreus 4:12; Apocalipse 1:16; Apocalipse 2:12). A espada de dois gumes, cortando os dois lados (Salmo 45:3, 5), atingindo alguns com convicção e conversão, e outros com condenação (Isaías 11:4; Apocalipse 19:15), está na boca de Cristo (Isaías 49:2), nas mãos de Seus santos (Salmo 149:6). O uso dessa espada por Cristo na tentação é o nosso padrão de como devemos maneja-la contra Satanás (Mateus 4:4710). Não há armadura especificada para as costas, mas apenas para a frente do corpo; implicando que nunca devemos voltar as costas para o inimigo (Lucas 9:62); nossa única segurança é resistir até o fim (Mateus 4:11; Tiago 4:7). [Jamieson; Fausset; Brown]

< Efésios 6:16 Efésios 6:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.