Gálatas 2:20

Já estou crucificado com Cristo. Estou vivendo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e vivo a minha vida na carne por meio da fé no Filho de Deus, que me amou, e entregou a si mesmo por mim.

Comentário Barnes

Já estou crucificado com Cristo. No versículo anterior, Paulo disse que estava morto. Neste versículo, ele afirma o que queria dizer com isso, e mostra que não queria ser entendido como dizendo que estava inativo, ou que era literalmente insensível aos apelos feitos a ele por outros seres e objetos. Em relação a uma coisa, ele estava morto; para tudo o que era verdadeiramente grande e nobre, ele estava vivo. Para entender a frase notável, “Estou crucificado com Cristo”, podemos observar:

(1) Que esta foi a maneira pela qual Cristo foi morto. Ele sofreu na cruz e, portanto, ficou literalmente morto.

(2) em um sentido semelhante a este, Paulo tornou-se morto para a Lei, para o mundo e para o pecado. O Redentor pela morte de cruz tornou-se insensível a todos os objetos ao redor, como os mortos sempre são. Ele deixou de ver e ouvir, e era como se eles não fossem. Ele foi colocado na cova fria, e eles não o afetaram ou influenciaram. Portanto, Paulo diz que se tornou insensível à Lei como meio de justificação; ao mundo; à ambição e ao amor ao dinheiro; ao orgulho e ostentação da vida, e ao domínio do mal e paixões odiosas. Eles perderam o poder sobre ele; pararam de influenciá-lo.

(3) isso foi com Cristo, ou por Cristo. Não pode significar literalmente que ele foi morto com ele, pois isso não é verdade. Mas significa que o efeito da morte de Cristo na cruz foi torná-lo morto para essas coisas, da mesma maneira que ele, ao morrer, tornou-se insensível às coisas deste mundo agitado. Isso pode incluir o seguinte: (a) Havia uma união íntima entre Cristo e seu povo, de modo que o que o afetava, os afetava; veja João 15:5-6. (b) A morte do Redentor na cruz envolveu como consequência a morte de seu povo para o mundo e para o pecado; veja Gálatas 5:24; Gálatas 6:14. Foi como um golpe na raiz de uma videira ou de uma árvore, que afetaria todos os ramos, ou como um golpe na cabeça que afetaria todos os membros do corpo. (c) Paulo sentiu-se identificado com o Senhor Jesus; e ele estava disposto a compartilhar toda a vergonha e desprezo que estava relacionado com a ideia da crucificação. Ele estava disposto a considerar-se um com o Redentor. Se havia desgraça ligada à maneira como morreu, ele estava disposto a compartilhá-la com ele. Ele considerava uma questão de grande desejo ser feito igual a Cristo em todas as coisas, e até mesmo na maneira de sua morte. Esta ideia ele expressou mais plenamente em Filipenses 3:10, “Para que eu possa conhecê-lo, (isto é, desejo sinceramente conhecê-lo) e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos, sendo feito conforme sua morte;” veja também Colossenses 1:24; compare com 1Pedro 4:13.

Estou vivendo. Esta expressão é adicionada, como em Gálatas 2:19, para evitar a possibilidade de erro. Paulo, embora tivesse sido crucificado com Cristo, não queria ser entendido que se sentia morto. Ele não era inativo; não são insensíveis, como os mortos, aos apelos que vêm de Deus, ou aos grandes objetos que deveriam interessar a uma mente imortal. Ele ainda estava ativamente empregado, e ainda mais pelo fato de ter sido crucificado com Cristo. O objetivo de todas as expressões como esta é mostrar que não foi projeto do evangelho tornar as pessoas inativas ou aniquilar suas energias. Não era para fazer com que as pessoas não fizessem nada. Não era para paralisar seus poderes ou sufocar seus próprios esforços. Paulo, portanto, diz: “Não estou morto. Estou realmente vivo; e eu vivo uma vida melhor do que antes. ” Paulo estava tão ativo após a conversão quanto antes. Antes, ele estava envolvido na perseguição; agora, ele devotava seus grandes talentos com a mesma energia e com o zelo incansável à causa do grande Redentor. Na verdade, toda a narrativa nos levaria a supor que ele foi mais ativo e zeloso depois de sua conversão do que antes. O efeito da religião não é fazer alguém morto com respeito ao uso das energias da alma. A verdadeira religião nunca fez um homem preguiçoso; ela converteu muitos homens indolentes […] e autoindulgentes em homens ativamente empenhados em fazer o bem. Se um mestre da fé é menos ativo no serviço a Deus do que no serviço ao mundo; menos empenhado e zeloso e mais ardente do que era antes de sua suposta conversão, ele deve registrar isso como prova cabal de que é um completo estranho à verdadeira religião.

não mais eu – isso também é dito para evitar mal-entendidos. Na frase anterior, ele disse que vivia ou estava ativamente comprometido. Mas para que isso não seja mal interpretado e se pense que ele quis dizer que foi por sua própria energia ou capacidade, […] diz que não foi de forma alguma de si mesmo. Não foi por nenhuma tendência natural; nenhum poder próprio; nada que pudesse ser atribuído a si mesmo. Ele não assumiu nenhum crédito por qualquer zelo que ele havia demonstrado na vida real. Ele estava disposto a atribuir tudo isso a outro. Ele tinha amplas provas em sua experiência passada de que não havia nenhuma tendência em si mesmo a uma vida de verdadeira religião e, portanto, ele associou tudo isso a outra.

Cristo vive em mim. Cristo era a fonte de toda a vida que ele tinha. É claro que não se pode entender literalmente que Cristo residia no apóstolo, mas deve significar que sua graça residia nele; que seus princípios o atuavam: e que ele derivava toda sua energia, zelo e vida de sua graça. A união entre o Senhor Jesus e o discípulo era tão estreita que se poderia dizer que um vivia no outro. Assim, os sumos da videira estão em cada ramo, folha e gavinha, e vivem neles e os nutrem; a energia vital do cérebro está em cada delicado nervo – não importa quão pequeno – que se encontra em toda parte do quadro humano. Cristo estava Nele como se fosse o princípio vital. Toda sua vida e energia eram derivadas dele.

e vivo a minha vida na carne. Como agora vivo na terra, cercado pelos cuidados e ansiedades desta vida. Levo os princípios vitais de minha religião para todos os meus deveres e todas as minhas provações.

por meio da fé no Filho de Deus. Pela confiança no Filho de Deus, olhando para ele em busca de força e confiando em suas promessas e em sua graça.

que me amou, e entregou a si mesmo por mim. Ele se sentia sob a mais alta obrigação para com ele pelo fato de tê-lo amado, e de ter se entregado à morte da cruz em seu nome. A convicção da obrigação por este motivo Paulo expressa frequentemente (Romanos 6:8-11; Romanos 8:35-39; 2Coríntios 5:15). Não há maior sentido de obrigação do que aquele que se sente em relação ao Salvador; e Paulo se sentia obrigado, como deveríamos, a viver inteiramente para aquele que o havia redimido por seu sangue. [Barnes]

< Gálatas 2:19 Gálatas 2:21 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.