Gálatas 4:10

Vós guardais dias, meses, tempos, e anos.

Comentário A. R. Fausset

Considerar a observância de certos dias meritórios como obra, é alheio ao espírito livre do cristianismo. Isto não é incompatível com a observância do Dia do Senhor ou do Dia do Senhor Cristão como obrigatório, embora não como uma obra (que foi o erro Judaico e Gentil na observância dos dias), mas como um meio sagrado designado pelo Senhor para alcançar o grande final, santidade. Toda a vida pertence ao Senhor na visão do Evangelho, assim como o mundo inteiro, e não somente os judeus, pertence a ele. Mas, como no Paraíso, agora é necessária uma porção de tempo para extrair a alma mais completamente dos negócios seculares para Deus (Colossenses 2:16). “Sábados, novas luas e banquetes” (1Crônicas 23:31; 2Crônicas 31:3), respondem a “dias, meses, tempos”. “Meses”, no entanto, pode se referir ao primeiro e ao sétimo mês, que eram sagrados por causa do número de festas neles.

épocas – grego, “estações”, ou seja, as das três grandes festas, a Páscoa, o Pentecostes e os Tabernáculos.

anos – O ano sabático foi na época em que escrevi esta epístola, a.d. 48 (Bengel) [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Gálatas 4:9 Gálatas 4:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.