Hebreus 1:1

Deus falou antigamente muitas vezes, e de muitas maneiras, aos ancestrais pelos profetas.

Comentário A. R. Fausset

O escritor, embora não estivesse inscrevendo seu nome, era bem conhecido dos destinatários (Hebreus 13:19). Para provas de Paulo ser o autor, veja minha Introdução. No método paulino, a afirmação de sujeito e a divisão são colocadas antes da discussão; e no final, a prática segue a parte doutrinal. O ardor do Espírito nesta epístola, como em primeiro João, irrompendo imediatamente para o assunto (sem inscrição prévia de nome e saudação), mais eficazmente atinge os ouvintes. A data deve ter sido enquanto o templo ainda estava de pé, antes de sua destruição, a.d. 70; algum tempo antes do martírio de Pedro, que menciona esta epístola de Paulo (2Pedro 3:15-16); numa época em que muitos dos primeiros ouvintes do Senhor estavam mortos.

antigamente muitas vezes – grego, “em muitas partes”. Tudo não foi revelado a cada um dos profetas; mas um recebeu uma porção da revelação e outra outra. Para Noé, o quarto do mundo ao qual o Messias deveria pertencer foi revelado; para Abraão, a nação; para Jacó, a tribo; a Davi e a Isaías, a família; para Micah, a cidade da natividade; para Daniel, a hora exata; para Malaquias, a vinda de Seu precursor e Seu segundo advento; através de Jonas, seu sepultamento e ressurreição; através de Isaías e Oséias, Sua ressurreição. Cada um sabia apenas em parte; mas quando o que era perfeito veio no Messias, aquilo que foi em parte foi abolido (1Coríntios 13:12).

de muitas maneiras – por exemplo, sugestões internas, vozes audíveis, o Urim e Tumim, sonhos e visões. “De um modo Ele foi visto por Abraão, em outro por Moisés, em outro por Elias e em outro por Micah; Isaías, Daniel e Ezequiel observaram diferentes formas ”(Theodoret). (Compare Números 12:6-8). As revelações do Antigo Testamento eram fragmentárias em substância e múltiplas em forma; a multidão de profetas mostra que eles profetizaram apenas parcialmente. Em Cristo, a revelação de Deus é plena, não em tons mutáveis ​​de cor separada, mas em Luz pura, unindo em Sua única pessoa todo o espectro (Hebreus 1:3).

spake – a expressão usual para um judeu empregar em se dirigir aos judeus. Assim, Mateus, um judeu escrevendo especialmente para os judeus, cita as Escrituras, não pela fórmula: “Está escrito”, mas “dito”, etc.

aos ancestrais – De Malaquias, o último dos profetas do Antigo Testamento, por quatrocentos anos, não havia surgido nenhum profeta, a fim de que o Filho pudesse ser mais um objeto de expectativa (Bengel). Como Deus (o Pai) é apresentado como tendo falado aqui; então Deus, o Filho, Hebreus 2:3; Deus, o Espírito Santo, Hebreus 3:7.

os pais – os pais judeus. Os judeus dos dias anteriores (1Coríntios 10:1).

pelos – Greek, “in.” Um rei mortal fala por seu embaixador, não (como o Rei dos reis) em seu embaixador. O Filho é a última e mais alta manifestação de Deus (Mateus 21:34,37); não apenas uma medida, como nos profetas, mas a plenitude do Espírito de Deus habitando nele corporalmente (Jo 1:163:34; Colossenses 2:9). Assim, ele responde à objeção judaica extraída de seus profetas. Jesus é o fim de toda a profecia (Apocalipse 19:10) e da lei de Moisés (Jo 1:175:46). [Fausset, aguardando revisão]

< Filemom 1:25 Hebreus 1:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.