Hebreus 1:3

O Filho é o resplendor da sua glória, a expressa imagem da sua pessoa, e sustenta todas as coisas pela sua palavra de poder. E, depois de fazer por si mesmo a purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas;

Comentário A. R. Fausset

resplendor da sua glória – Claridade intensa de sua glória. “Luz da (da) luz” (Credo de Nicéia). “Quem é tão insensato a ponto de duvidar do ser eterno do Filho? Pois quando alguém viu a luz sem esplendor?” (Atanasio). “O sol nunca é visto sem refulgência, nem o Pai sem o Filho” (Teofilacto). É porque Ele é o brilho, &c., e porque Ele sustenta, &c., que Ele se sentou à direita, &c. Foi um retorno à Sua glória divina (Jo 6:6217:5).

expressa imagem – “impressionar”. Mas velado na carne.

O Sol de Deus em raios de glória
Demasiado brilhante para que possamos sondar;
Mas nós podemos enfrentar a luz que flui
pelo doce Filho do Homem. (2Coríntios 3:18).

da sua pessoa – grego, “da sua essência substancial”; “hipóstase”.

sustenta todas as coisas – grego, “o universo”. Compare Colossenses 1:15,17,20, que enumera os três fatos na mesma ordem que aqui.

pela palavra – Portanto, o Filho de Deus é uma pessoa; porque Ele tem a palavra (Bengel). Sua palavra é a palavra de Deus (Hebreus 11:3).

de poder – “A palavra” é a declaração que vem do poder de Seu (o Filho), e dá expressão a ela.

purificação – ou seja, em Sua expiação, que graciosamente cobre a culpa do pecado. O pecado foi a grande impureza aos olhos de Deus, da qual Ele efetuou a purificação pelo Seu sacrifício (Alford). Nossa natureza, carregada de culpa, não podia, sem o sangue de expiação do nosso grande Sumo Sacerdote, aspergir o propiciatório celestial, entrar em contato imediato com Deus. Ebrard diz: “A mediação entre o homem e Deus, que estava presente no Lugar Santíssimo, foi revelada em três formas: (1) em sacrifícios (propiciação típica da culpa); (2) No sacerdócio (os agentes desses sacrifícios); (3) Nas leis levíticas da pureza (a pureza levítica sendo alcançada pelo sacrifício positivamente, evitando a poluição levítica negativamente, o povo sendo assim habilitado a entrar na presença de Deus sem morrer, Deuteronômio 5:26)” (Levítico 16:1-34).

sentou-se à direita da Majestade nas alturas – cumprindo o Salmo 110:1. Este assentar do Filho à direita de Deus foi por ato do Pai (Hebreus 8:1; Efésios 1:20); nunca é usado de seu estado pré-existente co-igual ao Pai, mas sempre de seu estado exaltado como Filho do homem após Seus sofrimentos, e como Mediador para o homem na presença de Deus (Romanos 8:34): uma relação para com Deus e nós prestes a chegar ao fim quando o seu objetivo foi realizado (1Coríntios 15:28). [Jamieson; Fausset; Brown]

< Hebreus 1:2 Hebreus 1:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.