Hebreus 2:10

Pois convinha a aquele, para quem e por quem são todas as coisas, que, quando trouxesse muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de aflições o Autor da salvação deles.

Comentário A. R. Fausset

Pois – dando uma razão pela qual “a graça de Deus” exigia que Jesus “provasse a morte”.

tornou-se ele – Todo o plano era (não apenas não depreciativo, mas) altamente tornar-se Deus, embora a descrença considere isso uma desgraça (Bengel). Uma resposta aos judeus e aos cristãos hebreus, qualquer que fosse, por causa da impaciência com o atraso no prometido advento da glória de Cristo, estava em perigo de apostasia, tropeçando em Cristo crucificado. Os cristãos de Jerusalém, especialmente, estavam sujeitos a esse perigo. Este esquema de redenção era totalmente semelhante a harmonizar-se com o amor, a justiça e a sabedoria de Deus.

para quem – Deus o Pai (Romanos 11:36; 1Coríntios 8:6; Apocalipse 4:11). Em Colossenses 1:16, o mesmo é dito de Cristo.

todas as coisas – grego, “o universo das coisas”, “todas as coisas”. Ele usa para “Deus”, a perífrase, “Aquele por quem … por quem são todas as coisas”, para marcar a imponência do sofrimento de Cristo como o caminho para o Seu ser “aperfeiçoado” como “Capitão da nossa salvação”, visto que o Seu é o caminho que agrada a Ele cuja vontade e cuja glória são o fim de todas as coisas, e por cuja operação todas as coisas existem.

em trazer – O grego é passado, “tendo trazido como ele fez”, ou seja, em Seu propósito de eleição (compare “vocês são filhos”, ou seja, em seu propósito, Gálatas 4:6; Efésios 1:4), um propósito que é realizado em Jesus sendo “aperfeiçoado através dos sofrimentos”.

muitos – (Mateus 20:28). “A Igreja” (Hebreus 2:12), “a assembléia geral” (Hebreus 12:23).

filhos – não mais crianças como sob a lei do Antigo Testamento, mas filhos por adoção.

à glória – para compartilhar a “glória” de Cristo (Hebreus 2:9; compare isto com Hebreus 2:7; Jo 17:10, 22, 24; Romanos 8:21). Filiação, santidade (Hebreus 2:11) e glória estão inseparavelmente unidos. “Sofrimento”, “salvação” e “glória”, nos escritos de Paulo, frequentemente andam juntos (2Timóteo 2:10). A salvação pressupõe destruição, libertação da qual para nós exigimos os “sofrimentos” de Cristo.

fazer… perfeito – “consumar”; trazer para a glória consumada através dos sofrimentos, como o caminho designado para isso. “Aquele que sofre por outro, não só o beneficia, mas se torna o mais brilhante e mais perfeito” (Crisóstomo). Trazendo para o fim dos problemas, e para o objetivo cheio de glória: uma metáfora dos concursos nos jogos públicos. Compare “Está consumado”, Lucas 24:26; Jo 19:30 Eu prefiro, com Calvino, entender, “tornar perfeito como um sacrifício completo”: legal e oficial, não moral, perfeição significa: “consagrar” (então o mesmo grego é traduzido em Hebreus 7:28; comparar Margem) pelo terminou expiação de sua morte, como nosso perfeito Sumo Sacerdote, e assim o nosso “Capitão da salvação” (Lucas 13:32). Isto está de acordo com Hebreus 2:11, “Aquele que santifica”, isto é, os consagra fazendo-se uma oferta consagrada para eles. Então Hebreus 10:14, 29; Jo 17:19: pelo aperfeiçoamento da Sua consagração para eles em Sua morte, Ele aperfeiçoa a sua consagração, e assim abre o acesso à glória (Hebreus 10:19-21; Hebreus 5:9; Hebreus 9:9 concorda com este sentido).

Autor da etc. – literalmente, Príncipe-líder: como Josué, não Moisés, levou o povo para a Terra Santa, assim será o nosso Josué, ou Jesus, levar-nos para a herança celestial (Atos 13:39). O mesmo grego está em Hebreus 12:2, “Autor da nossa fé”. Atos 3:15, “Príncipe da vida” (Atos 5:31). Precedendo os outros pelo seu exemplo, bem como o criador da nossa salvação. [Fausset, aguardando revisão]

< Hebreus 2:9 Hebreus 2:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.