Hebreus 4:12

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que toda espada de dois gumes, e que penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e das medulas, e é apta para julgar os pensamentos e intenções do coração.

Comentário A. R. Fausset

Porque. Tal esforço diligente (Hebreus 4:11) é cabe a nós PORQUE temos que lidar com um Deus cuja “palavra” pela qual seremos julgados é capaz de sondar o coração, e cujos olhos estão atentos a tudo (Hebreus 4:13). As qualidades aqui atribuídas à palavra de Deus e todo o contexto mostram que ela é vista em seu poder JUDICIAL, pelo qual condenou os israelitas desobedientes à exclusão de Canaã e excluirá os chamados cristãos incrédulos do descanso celestial. A palavra escrita de Deus não é o pensamento proeminente aqui, embora a passagem seja frequentemente citada como se fosse. Ainda assim, a palavra de Deus (a mesma que foi pregada, Hebreus 4:2), usada aqui no sentido mais amplo, mas com referência especial ao seu poder judicial, INCLUI a Palavra de Deus, a espada do Espírito de dupla fio, um fio para convencer e converter alguns (Hebreus 4:2) e o outro para condenar e destruir os incrédulos (Hebreus 4:14). Apocalipse 19:15 também representa o poder judicial da Palavra como uma espada afiada saindo da boca de Cristo para ferir as nações. A mesma palavra que é salvadora para os fiéis (Hebreus 4:2) é destruidora para os desobedientes (2Coríntios 2:15-16). A Palavra pessoal, à qual alguns se referem na passagem, não é o que está sendo falado aqui, pois Ele não é a espada, mas tem a espada. Assim, a referência a Josué apropriadamente segue em Hebreus 4:8.

mais afiada – “mais cortante”.

de dois gumes – afiada em ambas as bordas e à trás. Compare “a espada do Espírito … palavra de Deus” (Efésios 6:17). Seu duplo poder parece ser implícito por ser “de dois gumes”. “Ela julga tudo o que está no coração, porque ali passa, punindo [os incrédulos] e examinando [tanto os crentes quanto os incrédulos]” [Crisóstomo]. Filo fala de maneira semelhante de “Deus passando entre as partes dos sacrifícios de Abraão (Gênesis 15:17, onde, no entanto, é uma ‘fogareiro esfumaçante’ (NVI) que passa entre as partes) com Sua palavra, que é o instrumento de corte de todas as coisas: a qual espada, sendo afiada até o mais alto grau, nunca cessa de dividir todas as coisas sensíveis, e mesmo as coisas não perceptíveis pelos sentidos ou fisicamente divisíveis, mas perceptíveis e divisíveis pela palavra”. A formação inicial de Paulo, tanto nas escolas gregas de Tarso quanto nas escolas hebraicas de Jerusalém, explica plenamente sua familiaridade com os modos de pensamento de Filo, que certamente eram correntes entre os judeus eruditos em todos os lugares, embora o próprio Filo pertencesse a Alexandria, não Jerusalém. Dirigindo-se aos judeus, ele, pelo Espírito, sanciona o que era verdadeiro em sua literatura contemporânea, como ele também fez ao se dirigir aos gentios (Atos 17:28).

penetra. Grego, “transpassa”.

das juntas e das medulas – ao invés disso, “(chegando até) as juntas (para dividi-las) e medulas”. Cristo “conhece o que há no homem” (João 2:25): assim, Sua palavra alcança a mais íntima e precisa compreensão das partes mais ocultas, sentimentos e pensamentos do homem, dividindo, isto é, distinguindo o que é espiritual do que é carnal e animal nele, o espírito da alma: assim Provérbios 20:27. Assim como a faca do sacerdote levítico alcançava as partes divididas, unidas firmemente como as juntas dos membros, e penetrava até as partes mais internas, como a medula (o grego é plural); assim também a palavra de Deus divide as partes unidas do ser imaterial do homem, alma e espírito, e penetra nas partes mais internas do espírito. A cláusula (chegando até) “as juntas e medulas” é subordinada à cláusula “mesmo à divisão da alma e do espírito”. (Nos manuscritos mais antigos, assim como na Versão em Inglês, não há “ambos”, como há na cláusula “tanto as juntas quanto… que marca esta última como subordinada). Uma imagem (adequada para se dirigir aos judeus) da divisão literal das juntas e da penetração até a medula, feita pela faca do sacerdote, ilustra a “divisão espiritual da alma e do espírito” mencionada anteriormente, pela qual cada uma (tanto a alma quanto o espírito) é exposta e “nua” diante de Deus; essa visão está em concordância com Hebreus 4:13. Evidentemente, “a divisão da alma do espírito” responde às “juntas” que a espada, ao alcançá-las, divide, assim como o “espírito” responde à “medula” mais interna. “Moisés constitui a alma, Cristo o espírito. A alma atrai com ela o corpo; o espírito atrai com ele tanto alma quanto corpo”. A interpretação de Alford é desajeitada, pelo que faz a própria alma e o próprio espírito serem divididos, em vez da alma do espírito: assim, ele também faz não apenas as juntas serem divididas, mas também as medulas serem divididas (?). O poder de divisão e penetração da Palavra tem tanto um efeito punitivo quanto de cura.

apta para julgar os pensamentos. Grego, “capaz de julgar os propósitos”.

intenções – em vez disso, “concepções mentais” [Crellius]; “ideias” [Alford]. Como o grego para “pensamentos” se refere à mente e aos sentimentos, e o grego para “intenções”, ou melhor, “concepções mentais”, se refere ao intelecto. [Fausset, 1866]

< Hebreus 4:11 Hebreus 4:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.