Hebreus 9:27

E, como está ordenado aos seres humanos morrerem uma vez, e depois disso, o juízo,

Comentário A. R. Fausset

está ordenado. Grego, “está reservado (como nosso destino designado)”, Colossenses 1:5. A palavra “ordenado” (como significa “seth” hebraico) no caso do homem, responde a “ungido” no caso de Jesus; portanto, “o Cristo”, ou seja, o ungido, é o título aqui dado intencionalmente. Ele é o homem representativo; e há uma correspondência estrita entre a história do homem e a do Filho do Homem. Os dois fatos mais solenes de nosso ser estão aqui conectados com as duas verdades mais graciosas de nossa dispensação, nossa morte e julgamento correspondendo em paralelismo à primeira vinda de Cristo para morrer por nós e sua segunda vinda para consumar nossa salvação.

uma vez – e não mais.

e depois disso, o juízo – a saber, na aparição de Cristo, à qual, em Hebreus 9:28, “julgamento” neste versículo é paralelo. Não, “depois disso vem a glória celestial”. O estado intermediário é um estado de expectativa alegre ou agonizante e temerosa de “julgamento”; após o julgamento vem o estado final pleno e final de alegria ou de angústia. [Fausset, 1866]

Comentário de A. B. Davidson

(27-28) Confirmação da afirmação de que a morte do Filho removeu o pecado de uma vez por todas, a partir da analogia da história humana – os homens morrem uma vez por designação divina, assim como o Filho removeu os pecados dos homens com uma única morte. O versículo está intimamente ligado às palavras “para tirar o pecado pelo Seu sacrifício”, versículo 26. Na história dos homens, existem apenas dois grandes eventos; eles morrem uma vez e depois aguardam o julgamento. O evento fecha sua história neste mundo, o outro abre sua história no mundo vindouro. Assim é também a relação do Filho com os mundos. Ele foi oferecido uma vez para levar os pecados de muitos, isto é, dos seres humanos; Ele morreu como os seres humanos, e Ele morreu para esse fim para o qual veio a este mundo e se tornou homem (Hebreus 10:5, etc.), e este fim Ele cumpriu (Hebreus 10:1014); Ele carregou os pecados dos seres humanos, e isso encerra Sua relação com o mundo antigo. E como no caso dos homens o julgamento abre sua relação com o mundo vindouro, assim a relação Dele com ele é que Ele aparece para a salvação. A segunda metade do verso 28 não é parte da prova ou afirmação, exceto indiretamente, que a única morte do Filho removeu o pecado. Essa afirmação termina na primeira metade do versículo, e a segunda metade é um vislumbre do futuro, um futuro feliz que segue a remoção final do pecado.

Tendo sido oferecido uma vez; quem eram os agentes é irrelevante, se Deus, Ele mesmo ou os homens, o ponto está no fato de Ele ser oferecido para eliminar o pecado e em Ele ter realizado isso. — Levar os pecados de muitos. Este é o sentido natural das palavras, ou seja, suportar as consequências do sofrimento. Outros preferem tirar, no sentido de “aniquilar” do versículo 26. Este último sentido talvez esteja mais em harmonia com outras frases e modos de concepção na Epístola — “aparecerá pela segunda vez, sem pecado, aos que o esperam, para a salvação”.

Muitos expressam simplesmente a concepção positiva dos homens em geral, como muitos em número; a ideia de exceções não é sugerida pelo termo. — “aparecerá…aos que”. As declarações aqui são: Ele aparecerá pela segunda vez para a salvação; esta aparição para salvação será para aqueles que O esperam, aqueles cujos pecados Ele carregou aqui e que continuam procurando por Ele, retendo sua confissão até o fim; e esta aparição será separada do pecado, em nenhuma conexão de Sua parte com o pecado. As últimas palavras contêm uma nova implicação de que o pecado foi finalmente eliminado por Sua primeira manifestação e morte. Sabe-se que Ele aparecerá assim, pois ninguém supõe que Sua segunda aparição esteja relacionada com a morte, e isso indiretamente confirma a finalidade de Sua morte pelo pecado.

O julgamento é entendido não como algo que segue imediatamente a morte do indivíduo, mas como a grande cena que abre o mundo por vir. A correspondência neste particular entre a história dos homens no versículo 27 e a do Filho no versículo 28 não é mantida; não se diz que o Filho aparece como Juiz, mas como Salvador, e não para todos, mas para aqueles que o esperam. Essa peculiaridade surge do escopo da passagem do versículo 15. Seu assunto é a morte do Filho como o sangue da nova aliança, na qual o propósito contemplado é receber a herança (versículo 15) ou salvação. A eliminação do pecado está relacionada a isso. Portanto, a questão da relação do Filho com outros que não os da nova aliança não está diante da mente do Autor. E igualmente irrelevante é se Ele ou Deus será Juiz. Ele aparecerá para a salvação, para introduzir a herança celestial, a qual Sua eliminação do pecado permite que os homens recebam. [Davidson, aguardando revisão]

< Hebreus 9:26 Hebreus 9:28 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.