Hebreus 9:28

assim também Cristo, que se ofereceu uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá pela segunda vez, sem pecado, aos que o esperam, para a salvação.

Comentário A. R. Fausset

Cristo grego “, o Cristo”; o representante MAN; representando todos os homens, como o primeiro Adão fez.

se ofereceu uma vez – não “muitas vezes”, Hebreus 9:25; assim como os “homens”, dos quais Ele é o representante do chefe, são designados por Deus uma vez para morrer. Ele não precisava morrer de novo e de novo para cada indivíduo, ou para cada geração sucessiva de homens, pois Ele representa todos os homens de todas as idades e, portanto, precisava morrer, mas de uma vez por todas, para exaurir a pena de morte de todos. . Ele foi oferecido pelo Pai, Seu próprio “Espírito eterno” (Hebreus 9:14) concordando; como Abraão não poupou Isaac, mas ofereceu a ele, o próprio filho, submissamente submetendo-se à vontade do pai (Gênesis 22:1-24).

para tirar os pecados – referindo-se a Isaías 53:12, “Ele levou os pecados de muitos”, isto é, sobre si mesmo; então “urso” significa, Levítico 24:15; Números 5:31; Números 14:34. O grego é literalmente “suportar” (1Pedro 2:24). “Nossos pecados foram colocados sobre ele. Quando, portanto, Ele foi levantado na cruz, Ele revelou nossos pecados junto com Ele ”(Bengel).

muitos – não se opõem a todos, mas a poucos. Ele, o Um, foi oferecido para muitos; e isso de uma vez por todas (compare Mateus 20:28).

procurá-lo – com expectativa de espera até o final (assim o grego). É traduzido por “esperar por” em Romanos 8:19, 23; 1Coríntios 1:7, que vêem.

aparecerá – ao contrário, como grego, “ser visto”. Não mais na “forma de servo” alheia, mas em Sua própria glória.

sem pecado – separado, separado do pecado. Não tendo o pecado de muitos sobre ele como em sua primeira vinda (mesmo assim não havia pecado nele). Esse pecado tem sido em Sua primeira vinda, uma vez por todas, levado embora, de modo a não precisar de repetição de Sua oferta pelo pecado de Si mesmo (Hebreus 9:26). Na Sua segunda vinda, Ele não terá mais a ver com o pecado.

para a salvação – para trazer a salvação completa; redimindo então o corpo que ainda está sujeito à escravidão da corrupção. Por isso, em Filipenses 3:20 ele diz: “procuramos o SALVADOR”. Note que o ofício profético de Cristo, como o divino Mestre, foi especialmente exercido durante o Seu ministério terreno; Seu sacerdócio é agora de sua primeira a sua segunda vinda; Seu ofício real será manifestado plenamente na e após a Sua segunda vinda. [Fausset, aguardando revisão]

< Hebreus 9:27 Hebreus 10:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.