Isaías 42:3

A cana rachada ele não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com a verdade ele trará justiça.

Comentário de A. R. Fausset

A cana rachada ele não quebrará. “Agradou ao Senhor que o ferisse” (Isaías 53:5,10; Gênesis 3:15); para que Ele possa sentir as feridas. Como Isaías 42:2 descreveu Seu espírito inabalável para com Seus inimigos violentos (Mateus 12:14-16), e Sua total liberdade do amor à notoriedade, assim Isaías 42:3, Sua ternura em nutrir a primeira centelha de graça no penitente (Isaías 40:11).

nem apagará o pavio que fumega – formado de linho. O crente é a lâmpada (assim, o grego, Mateus 5:15; Jo 5:35): sua consciência iluminada pelo Espírito Santo é o pavio. “fumega” significa “vagamente queimado”, “ardente”, a chama não extinta. Isso expressa o lado positivo da religião do arrependido; como “cana rachada”, o negativo. De coração partido em si mesmo, mas não sem alguma centelha de fogo: literalmente, “de cima”. Cristo suprirá tal pessoa com graça como com óleo. Além disso, a luz da natureza que arde nos gentios em meio aos fumaça do erro, Ele não apenas não apagou, mas limpou as névoas e acrescentou a luz da revelação.

com a verdade ele trará justiçaMateus 12:20 cita: “envie julgamento para a vitória”. Mateus, sob o Espírito, dá o sentido, mas varia a palavra, a fim de trazer um aspecto novo da mesma coisa. A verdade tem em si os elementos da vitória sobre todas as forças opostas. A verdade é a vitória dAquele que é a verdade (Jo 14:6). O triagem judicial do evangelho (“juízo”) de crentes e incrédulos, iniciada já em parte (Jo 3:18-19; 9:39), será consumada vitoriosamente na verdade somente em Sua segunda vinda; Isaías 42:13-14, aqui e Mateus 12:32,36,41-42, mostram que há referência ao aspecto judicial do Evangelho, especialmente por último: além de o leve triunfo de Jesus vindo em misericórdia ao penitente agora (Isaías 42:2), haverá finalmente o julgamento sobre Seus inimigos, quando a “verdade” estiver perfeitamente desenvolvida. Compare Isaías 61:1-3, onde as duas vindas estão igualmente juntas (Salmo 2:4-6,8; Apocalipse 15:2,4; 19:11-16). Em “juízo”, veja em Isaías 42:1. [Jamieson; Fausset; Brown]

< Isaías 42:2 Isaías 42:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.