Isaías 55:6

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar; invocai-o enquanto ele está perto.

Comentário de Franz Delitzsch

(6-7) Tão graciosa é a oferta que Yahweh agora faz ao Seu povo, tão grandes são as promessas que Ele lhe faz, em outras palavras, a glória real de Davi e o governo do mundo em virtude da religião de Yahweh. Por isso, a exortação é dirigida a ele em Isaías 55:6 e Isaías 55:7: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem injusto, os seus pensamentos: e volte-se para o Senhor, que se compadecerá dele, e para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Eles devem procurar entrar na comunhão de Yahweh (dârash com o significado radical terere, adquirir conhecimento experimental ou familiaridade confidencial com qualquer coisa) agora que Ele pode ser encontrado (Isaías 65:1, compare o paralelismo de palavras e coisas em Jeremias 29:14), e invocá-Lo, em outras palavras, para participar dessa graça superabundante, porque Ele está perto, ou seja, agora que Ele se aproxima de Israel e a oferece. Na admoestação ao arrependimento introduzida em Isaías 55:7, ambos os lados do μετάνοια encontram expressão, em outras palavras, afastando-se da obstinação pecaminosa e voltando-se para o Deus da salvação. A apodosis com suas promessas começa com ויִרַחֲמֵהוּ – então Ele terá compaixão de tal pessoa; e consequentemente  כִּי־יַרְבֶּה לִסְלוֹחַ (com כִּי porque a frase fragmentária וְאֶל־אֱלֹהֵינוּ não admite a continuação com וְ) não tem um significado geral, mas individual (vid, Salmo 130:7), e é Salmo 130:7 para ser traduzido como um futuro (para a expressão, compare Isaías 26:17). [Delitzsch, 1866]

Comentário do Púlpito 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Isaías 55:5 Isaías 55:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.